EFUSÕES PLEURAIS EM GATOS

A efusão pleural em gatos é uma causa frequente de atendimento de emergência em clínicas veterinárias. A efusão pleural é um acumulo de liquido no tórax, que leva a redução do espaço disponível a expansão pulmonar, acarretando dificuldade respiratória, por vezes tão severa com risco de morte.

No espaço pleural, (espaço entre pulmão e o tórax) é normal ter uma pequena quantidade de liquido que tem a função de lubrificar os pulmões durante os movimentos respiratórios. A efusão ocorre quando ocorre aumento de produção e/ou redução na reabsorção do liquido.

As efusões são classificadas conforme a quatidade de células e proteínas presentes no liquido, divididas em transudato e exsudado. Por isso é importante fazer a análise do liquido para determinar a causa da efusão.

A maior parte das efusões pleurais são causadas por insuficiência cardíaca congestiva (ICC), neoplasias peritonite infecciosa felina (PIF), além de piotórax. Em menor incidência ocorre o quilotórax e hemotórax.

O paciente com efusão, apresenta dispneia (falta de ar), aumento da frequência respiratória, podendo apresentar cianose das mucosas (mucosas cor roxa) e respiração com a boca aberta. O padrão respiratório é restritivo (rápido e superficial) e, com aumento do esforço inspiratório e uma respiração abdominal. Na auscultação é os ruídos cardíacos estão abafados e os respiratórios reduzidos ou ausentes. Alguns animais podem apresentar febre, prostração e emagrecimento progressivo, depemdendo do tempo de evolução.

O diagnóstico de efusão pleural, que é apenas uma alteração física de uma patologia preexistente baseia -se na histórico, anamnese, exame físico, exames laboratoriais e de imagem (radiografia), os quais auxiliam na investigação da causa da doença.

Gatos com estilo de vida livre, e com contato com outros gatos tem mais chances de desenvolver PIF, Felv (vírus da leucemia felina) ou FIV (vírus da imunodeficiência felina). Gatos com acesso a rua também estão mais suscetíveis a traumas e feridas perfurantes, podendo formar hemotórax e piotórax. Gatos idosos tem maior chance de ter neoplasias.

Felinos com efusão pleural severa precisam de tratamento de emergência. No primeiro momento deve ser feito a estabilização com uso de máscara de oxigênio, câmara de oxigenação ou cateter nasal. Após deve -se realizar a toracocentese, procedimento em que o veterinário punciona o espaço pleural, com auxílio de scalp, torneria de 3 vias, e seringa, possibilitando assim a retirada do liquido e a coleta para análise do mesmo.

O tratamento para cada tipo de efusão pleural dependera da causa da efusão, podendo ser cirúrgico ou com uso de medicamentos (antibióticos, diuréticos..)

Por: Vanessa Barcarolo
VET HOME CARE: Clinica Veterinária e Atendimento Domiciliar
Av. Sagrado Coração de Maria,N°315
CONTATO: (49) 99938.1246
9805.6649 – 98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1816 de 15 de fevereiro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui