Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?
A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião de personalidades políticas, sobre o que é necessário para o progresso da cidade. O entrevistado desta semana é Claudiomir da Silva, o ‘Mochila’.
ENTREVISTA
- Jornal O Celeiro: Prestes a completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?
Claudiomir da Silva: Ao analisarmos o passado de Campos Novos com agora, com certeza evoluiu. Com aumento do número de indústrias, antigamente era mais agricultura e agropecuária. Destacando também o comércio que ficou muito forte nos últimos anos.
- O Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.
Claudiomir: Vários prefeitos. Precisamos ter um bom senso de que cada prefeito deu o seu melhor na administração, deixaram sua marca, nessa última administração, cito a construção do Agiliza, um marco importante no município de Campos Novos, onde antigamente, tinha que andar quase pela cidade toda para chegar a algum setor, hoje a maioria está localizado em um prédio só, então pode-se ver que facilitou muito a vida do cidadão. Outro marco importante para o nosso município é a nossa UTI, que em muitos e muitos anos, Campos Novos vinha sonhando e Graças a Deus, nos últimos anos, foi conseguido, graças também a emenda de alguns deputados. Outros também ajudaram, como o ex-prefeito Nélson Cruz, que asfaltou várias ruas do nosso município, citando também o ex-prefeito Bruno, ex-prefeito Atos de Almeida que praticamente iniciou a rede de esgoto em Campos Novos, construindo também o Conjunto Habitacional Integração, Vilibaldo com a construção da nossa nova praça, todos contribuíram para o bem do município, estando no porte que está atualmente graças as administrações dos últimos anos.
- O Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?
Claudiomir: Teve um grande avanço realmente nosso Agro, somos o celeiro catarinense, então a administração investiu fortemente no setor, na nossa agricultura. Como por exemplo nas estradas, hoje pode não estar 100%, mas houve uma modernização, praticamente todas com “bica corrida” que é melhor que o cascalho, além de aguentar mais tempo, dando as manutenções corretas, também facilita para o produtor escoar sua produção. Além de muitos outros fatos que a agricultura camponovense evoluiu, tínhamos também na época em que o vereador Tita era secretário de Agricultura, a inseminação artificial, onde ocorreram muitas inseminações criando um gado de qualidade, então vejo esse conjunto de obras para a nossa agricultura que está forte atualmente.
- O Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?
Claudiomir: Com certeza como falamos é o agronegócio, a agricultura, são setores fortes no nosso município, acredito que 60% da renda do nosso município é nessa área, lavouras, agropecuária, produção de leite. Claro que temos que evoluir, buscando melhoria genética para o nosso gado, sementes de qualidade, então com certeza, Campos Novos é movido pelo agro e o produtor rural merece todo o nosso respeito.
- O Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?
Claudiomir: Ainda muito fraco nossa parte de turismo, onde o município tem grande potencial para alavancar, atualmente temos a festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, que é uma festa nacional, o que gera economia, mas tirando isso, temos muito poucos eventos e poucos investimentos. Acredito que o setor que mais que mais está prejudicado de Campos Novos e pode ter um grande avanço.
- Jornal O Celeiro: O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?
Claudiomir: O que mais funciona em Campos Novos é a nossa rede de esgoto, onde praticamente 100% do nosso município já está coberto com tratamento, podemos dizer que é uma cidade modelo no estado e no Brasil. Além da saúde, que nos últimos anos está funcionando muito bem, claro que sempre temos um problema ou outro, mas a saúde de Campos Novos evoluiu muito e é um ponto positivo.
E o que não funciona não chega a ser algo negativo, mas nós temos um grande problema que ainda é algumas estradas no interior. Como citei, o município evoluiu modernizando as estradas, mas ainda tem algumas dificuldades, devido ao mal tempo e a grande dimensão das nossas estradas que chegam a 2700 km, sabemos que demora de 3 a 4 semanas para fazer o concerto de uma estrada e quando chove, esse serviço vai todo embora, então acho que o que poderia melhorar são algumas estradas do interior, temos muitas estradas boas, mas temos algumas que deve ser melhorada.
- O Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?
Claudiomir: Lazer é uma área que deveria ser bem explorada, já temos algumas opções, mas sabemos que poderíamos melhorar e muito. A cultura também é outra área que se deve, com sabedoria, explorar muito mais.
- O Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?
Claudiomir: A nossa população deve vir em primeiro lugar, tem vários fatores e providências que poderiam ser tomadas. Citando uma delas: Enxugar a máquina pública. Sabemos que é uma tarefa muito difícil, mas acredito que esse seja o caminho para sobrar mais dinheiro e dar uma melhorar qualidade de vida.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1821 de 21 de março de 2024.