SAÚDE
- Como você planeja melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e como melhorar as áreas que enfrentam dificuldades nesse setor?
R: A melhoria nos serviços públicos de saúde começa pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento médico, o serviço deve ser aperfeiçoado e realizado com zelo e respeito ao cidadão camponovense.
O sistema de saúde da cidade deve ter acesso equitativo, de qualidade e de eficiência para todos os 37 mil habitantes. Como referência, citamos a implantação do serviço de telemedicina para consultas médicas e também com especialistas, o qual permite que o paciente possa fazer uma consulta médica de forma on-line, se assim desejar, como é o caso das renovações de receita, facilitando o acesso ao atendimento sem precisar se deslocar a unidade de saúde.
Outro ponto que merece atenção é a ampliação do atendimento médico nos finais de semana, bem como no período noturno nas unidades de saúde e a instalação de mais uma unidade de saúde, de forma que a população não fique sem atendimento quando precisa.
Assim como, é necessário assegurar um médico exclusivo para atendimento de crianças e idosos na Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio e realizar a ampliação do setor de urgência/emergência com a implantaçao de duas entradas, uma para casos clínicos e outra para os casos mais sérios, tais como acidentes.
Ademais, na Fundação Hospitalar é necessário construir um Setor de Pediatria Clínica para ampliar o atendimento das nossas crianças e adolescentes.
O investimento contínuo na saúde é uma prioridade, não apenas para oferecer tratamento eficiente, mas para garantir um atendimento de qualidade e o bem-estar da população, com enfase na saúde preventiva e com vistas a ampliação do acesso a médicos especialistas.
MOBILIDADE
- O que na sua visão é necessário para a mobilidade urbana na cidade e como Campos Novos pode evoluir em estacionamento, ruas, avenidas desenvolvendo o crescimento ordenado com infraestrutura para ciclistas e pedestres?
R: Com o crescimento e desenvolvimento de Campos Novos, bem como a necessidade contínua de manutenção de diversas estruturas, já passou da hora de iniciarmos o processo de modernização e revitalização da cidade. Além disso, novos investimentos deverão ser aplicados na área de trânsito, buscando a aplicação da mobilidade urbana, que darão uma agilidade na movimentação do trânsito e melhor circulação dos pedestres em nossas vias públicas.
Ademais, ações de asfaltamento e recapeamento de diversas ruas dos bairros são primordiais para eliminar o asfalto deteriorado e garantir ruas mais seguras e duráveis. Assim como, a pavimentação gradualmente das ruas que estão em chão batido na área urbana do Município.
Para isso, entendemos ser necessário realizar um estudo de trânsito para definição dos investimentos mais importantes nesta área, tais como travessias elevadas, rotatórias, semáforos e estacionamentos, bem como definição da rota para passagem de caminhões e análise das avenidas.
DESENVOLVIMENTO
- O que precisamos, no que se refere à desenvolvimento econômico, empreendedorismo, fomento a pequenas e grandes empresas e em setores que podem gerar empregos?
R: Entendemos ser necessária a contínua desburocratização dos serviços de emissão de alvarás e autorização de funcionamento, com adoção de procedimentos padronizados na prestação de atendimentos ao público.
Assim como, é urgente assegurar a rápida avaliação e aprovação de projetos junto ao Executivo Municipal.
Para garantia de novos investimentos e crescimento econômico também precisamos investir em qualificação de mão de obra. Em parceria com as instituições de ensino, o oferecimento de cursos técnicos e profissionalizantes alinhados às demandas do mercado local e regional, é uma forma de incentivo aos jovens e àqueles empresários que tem interesse em crescer ou iniciar suas atividades.
A educação financeira e empreendedora nas escolas também é necessária para mostrar aos jovens os caminhos do empreendedorismo.
Entendemos também ser de extrema importância a intensificação das iniciativas de capacitação dos empreendedores, promovendo seminários e cursos gratuitos.
Ainda, a criação de um plano de concessão de incentivos fiscais é uma forma de atrair novas empresas e indústrias para o Município.
Necessário ressaltar, também, a importância de garantir infraestrutura para o desenvolvimento do Distrito Industrial, assegurando local adequado para instalação e crescimento de empresas.
Vale ressaltar que uma proposta necessária é a ampliação do Programa Juros Zero, responsável pelo auxílio às pequenas e médicas empresas no acesso ao capital necessário para a realização de investimentos.
ASSISTÊNCIA SOCIAL/HABITAÇÃO
- Como você vê o acesso à assistência social para as populações mais vulneráveis da cidade e como pretende abordar a falta de moradia e outras iniciativas que considera prioritárias?
R: É primordial a construção de padrões e mecanismos dignos de inserção e inclusão social nos serviços, programas, benefícios e projetos de assistência social, por meio de ação articulada entre as diversas secretarias e órgãos públicos municipais.
A política de assistência social é fundamental para o fortalecimento das famílias e da sociedade. Para tanto precisamos fortalecer os serviços e implantar novas iniciativas, como o serviço de família acolhedora para idosos e pessoas com deficiência, a retomada do cartão alimentação, benefício temporário para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, uma alternativa e acolhimento temporário para mulheres em situação de violência doméstica, dentre outras ações necessárias.
Concomitante a isso, precisamos pensar na superação de vulnerabilidades, com a viabilização de qualificação profissional para jovens e adultos, projetos de acesso ao mercado de trabalho, trabalho de prevenção e envelhecimento ativo com os idosos, dentre outros.
O fortalecimento do trabalho realizado pelo CRAS e a implementação de políticas de combate à violência também são essenciais.
No tocante à habitação o desenvolvimento de projetos que possibilitem a isenção de taxas municipais relativas a construção de residências unifamiliares pequenas é uma alternativa para reduzir os custos das famílias na construção da casa própria.
Outro ponto importante, é a busca por recursos federais para implantação de um Programa Habitacional, por meio da construção de novas unidades de casas populares.
Além disso, a ampliação dos recursos do Fundo Rotativo Habitacional e do Departamento de Habitação para assegurar a realização de reformas, melhorias, construção de banheiros e construção de casas para famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
AGRONEGÓCIO
- Como o Poder Executivo, pode agir para desenvolver e valorizar ainda mais o AGRO em todos seus campos no município?
R: Campos Novos é reconhecido como “Celeiro Catarinense” devido o destaque na produção agrícola, portanto, é preciso valorizar o trabalho dos produtores rurais, começando pelas melhorias no sistema de tráfego rural, garantindo dessa forma, segurança, facilidade e agilidade no escoamento da produção. Para isso, se torna indispensável a aquisição de máquinas, criação de protocolos e um sistema de atendimento prioritário às demandas do interior.
A implementação de um mecanismo para a garantir transparência do serviço de manutenção nas estradas rurais é primordial, utilizando o monitoramento remoto das máquinas, e a instituição de um protocolo para avaliar o trabalho realizado dentro das propriedades.
O agro é a base de nossa economia e merece todo o apoio possível. É preciso fortalecer a extensão rural, oferecendo assistência técnica e programas de treinamento para os agricultores.
Incentivo a permanência dos jovens no campo, ampliando o Programa “Juros Zero” para pequenos produtores também são iniciativas essenciais.
Também é necessário melhorar a infraestrutura rural e apoiar a agricultura familiar, por meio da ampliação do programa de aquisição de merenda escolar, viabilização de feiras e iniciativas que aproximem os consumidores dos produtores, garantindo que os agricultores possam prosperar e crescer cada dia mais.
QUALIDADE DE VIDA
- Como podemos desenvolver ações, e de que forma agir, para que a população possa ter mais espaços públicos que promovam acesso a qualidade de vida na nossa cidade?
R: A revitalização e ressignificação das praças é de grande importância para a qualidade de vida da população. São espaços de convivência, lazer e bem-estar, onde as pessoas podem socializar e praticar atividades físicas.
A qualidade de vida passa diretamente pela criação e manutenção de espaços públicos que incentivem a cultura, o lazer e o bem-estar.
Mas o fomento destes locais deve ser feito pelo Poder Público, com a realização de feiras culturais, gastronômicas, campeonatos esportivos, atividades musicais, dentre tantas outras iniciativas.
Nosso foco é no desenvolvimento de atividades culturais, sociais, esportivas e organização de eventos frequentes e contínuos nestes espaços públicos, que promovam lazer, saúde e inclusão social, além da valorização da cultura, tradição e dos artistas da terra.
Espaços públicos bem cuidados contribuem para a valorização imobiliária e estimulam o turismo local, gerando benefícios sociais e também econômicos para a cidade.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1843 de 22 de agosto de 2024.