ELEIÇÕES ‘O Celeiro’ – DIRCEU KAIPER ‘PÉ’ E CLAUDIA DALMOLIN

SAÚDE

  • Como você planeja melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e como melhorar as áreas que enfrentam dificuldades nesse setor?

R: De imediato a resolutiva seria planejamento, organização, gerenciamento do sistema. Informar e divulgar (informativo atualizado) para a população ter conhecimento de quais e onde está sendo disponibilizado o serviço, evitando que o usuário fique perdido quando necessita do serviço.

Temos profissionais com experiência por isto devemos respeitá-los e inclui-los nas tomadas de decisões, pois são eles que conhecem a realidade de cada unidade de saúde. Oferecer melhorias nos espaços físicos das unidades de saúde. No programa “Saúde na Hora” do bairro Aparecida, inserir um farmacêutico, no mesmo horário do médico. ”

Construção de uma unidade de saúde no bairro Integração. Construção de uma estrutura física para implantar uma unidade de pronto atendimento municipal, com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento à população.

No Hospital é preciso separar as entradas de emergência e ambulatórios, agilizando o atendimento, principalmente os casos de emergência.

Acelerar o funcionamento do departamento de imagem no hospital, pois atualmente a maioria dos exames são feitos em clínicas externas.

Contratar especialidades médicas que atendam as necessidades da população (exemplo Pediatria).

MOBILIDADE

  • O que na sua visão é necessário para a mobilidade urbana na cidade e como Campos Novos pode evoluir em estacionamento, ruas, avenidas desenvolvendo o crescimento ordenado com infraestrutura para ciclistas e pedestres?

R: Trabalhar em conjunto ao COMUTRAN, Conselho Municipal de Trânsito, para tomada de decisões que venham influenciar diretamente os usuários das vias (Av. JK e Av. Belincanta Netto).

Recuperação e ampliação de asfalto nas ruas do município, sem esquecer também dos distritos do interior.

Dar solução, através de estudos técnicos especializados, a falta de vagas para estacionamento no município;

Construir e manter ciclovias e calçadas garantindo a segurança para ciclistas e pedestres. Incentivar o uso da bicicleta como uma alternativa de meio de transporte, construindo em parceria com o comercio local a instalação de bicicletários.

Melhoria do transporte público, com maior disponibilidade de horários e trajetos, o que ajudará não somente o cidadão que precisa do ônibus para se locomover, mas também reduzirá o trânsito de veículos individuais.

DESENVOLVIMENTO

  • O que precisamos, no que se refere à desenvolvimento econômico, empreendedorismo, fomento a pequenas e grandes empresas e em setores que podem gerar empregos?

R: Em parceria com entidades representativas do setor: SEBRAE, ACIRCAN, CDL, SENAI, SESC, Junta Comercial e outras, realizar capacitações, treinamentos e workshops para empreendedores e novos empreendedores, para que estes implantem seus projetos e ofereçam novos produtos e serviços.

Criar grupo de desenvolvimento econômico incentivando a comunicação entre empresários locais afim de fomentar novos investimentos no município.

Dar continuidade ao programa Juro Zero, aos microempreendedores individuais empreenderes de micro e pequenas empresas. Criar “incubadora de empresas”.

Campos Novos tem localização geográfica espetacular, entroncamento de 02 BR’s e várias SC’s que interligam Campos Novos a outros Municípios e Estados e este fator, também, será utilizado para atrair empresas de diversos ramos que venham a gerar emprego e renda em nossa Cidade;

Outro fator que tem que ser percebido é o corredor de turistas que passam em nosso município pela BRs e Scs, e há necessidade de criarmos atrativos para que estes turistas conheçam nossa cidade e utilizem os produtos e serviços aqui produzidos e oferecidos.

ASSISTENCIA SOCIAL/HABITAÇÃO

  • Como você vê o acesso à assistência social para as populações mais vulneráveis da cidade e como pretende abordar a falta de moradia e outras iniciativas que considera prioritárias?

R: Organizar e atualizar o cadastro único, e a oferta dos serviços sociais e assistenciais da Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social no município.

Articular para a criação do Serviço de Acolhimento para pessoas vítimas de violências e vulneráveis com o apoio as famílias.

Ampliações aos projetos da terceira idade; manutenção e melhorias no lar dos idosos e nas instituições de acolhimento;

Reestruturação da Instituição de Acolhimento de crianças e adolescentes. Investir e apoiar para a realização de cursos e capacitações para os profissionais da Secretaria de Assistência Social. Manutenção e melhoria no suporte aos Clubes de Mães da cidade e do interior, apoiando e fortalecendo os clubes, com equipes multiprofissionais da Secretaria.

E o grande desafio será a viabilização novas moradias e melhorias habitacionais. Rever os projetos existentes para dar andamento e resolução.

Buscar junto ao governo federal programas de habitação popular e fomentar o Fundo Rotativo Habitacional.

Capacitar servidores junto ao Ministério das Cidades para a Regularização Fundiária, que é um problema grande em nosso município.

AGRONEGÓCIO

  • Como o Poder Executivo, pode agir para desenvolver e valorizar ainda mais o AGRO em todos seus campos no município?

R: É essencial que essa parceria entre o poder público e os produtores fique mais forte a cada dia.

Somos o Celeiro Catarinense de Grãos, e as propriedades são composto também por pequenas e médias propriedades rurais que necessitam do apoio do poder público. A principal reinvindicação é “melhoria das estradas”, com alargamento, cascalhamento e britagem, com infraestrutura de bueiros, pontes e desvios pluviais.

Ampliação e melhoria no fornecimento de sinal de internet nas comunidades e propriedades rurais.

Assistência técnica e veterinária ao agricultor, através de parcerias com órgãos estaduais e federais (EPAGRI, CIDASC, UNIVERSIDADES).

Propor convênios com os cursos de Agronomia e Veterinária da universidade do nosso município, criando programa de melhoramento genético.

Desenvolver atividades e diversificar a área de atuação, criando novas fontes de renda dentro das propriedades.

Apoio e capacitação para jovens rurais garantindo a permanência na área rural.
Melhorar a feira do produtor rural pois essa trará maior valor agregado a produção dos alimentos comercializados.

QUALIDADE DE VIDA

  • Como podemos desenvolver ações, e de que forma agir, para que a população possa ter mais espaços públicos que promovam acesso a qualidade de vida na nossa cidade?

R: Criar eventos com participação da comunidade em programas cultu-rais (festival de música, apoiar os grupos artísticos e tradicionalistas), esportivos (Pinheirão, Ginásios, manutenção nos campos de futebol do interior do município, incentivo os atletas nas mais diversas modalida-des) e educacionais, com atividades que venham incentivar o uso dos espaços existentes, como a Biblioteca Pública e a Fundação Cultural;

Fazer parcerias público-privado onde poderão trazer mais investimento e inovação aos espaços públicos (praças, quadras esportivas).

Investir na manutenção e na segurança e acessibilidade dos espaços públicos. Envolver as comunidades escutando a necessidade de cada bairro e também no interior, na criação de novos espaços mais agradáveis e aco-lhedores.

Construção de centro de eventos multiuso. Limpeza, manutenção diária das praças e espaços públicos; Investimento para melhoria da iluminação pública com manutenção própria.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1843 de 22 de agosto de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui