Nova diretoria da OAB Subseção de Campos Novos toma posse para gestão 2025/2027.
Foi empossada na noite da última quarta-feira (9) a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Campos Novos, juntamente com os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). A nova gestão estará à frente da entidade no triênio 2025/2027.
A cerimônia, reuniu membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e da advocacia, foi conduzido pelo presidente da OAB/SC, Dr. Juliano Mandelli, que destacou a importância da unidade da classe e da renovação dos quadros institucionais.
A presidência da Subseção passa a ser ocupada pela advogada Dra. Janaina Dias de Deus Camargo, eleita pela chapa “União, Trabalho e Transformação”. Com ela, assumem a vice-presidência Dra. Andrea Pugsley, o cargo de secretário-geral Dr. Adão Pereira Nunes, a secretária-geral adjunta Dra. Vanessa Bettiato e a tesouraria Dr. Leonardo Rafael Fornara Lemos.
Em seu discurso, o presidente da OAB/SC, Dr. Juliano Mandelli, ressaltou a relevância da representatividade feminina e a necessidade de fortalecimento institucional: “Quero agradecer a oportunidade de retornar a Campos Novos neste momento histórico e significativo para a Subseção. É um momento em que reafirmamos a unidade da nossa instituição. A advocacia unida é forte e combativa. A renovação dos nossos quadros é fundamental, novas pessoas e novas ideias tornam nossa instituição indispensável para a sociedade brasileira.”
Também destacando o papel crescente das mulheres na advocacia: “A OAB reflete a sociedade atual, que já é predominantemente feminina. Este é o momento para que elas não apenas participem, mas realmente protagonizem. Queremos não apenas dar voz às mulheres, mas também ouvir suas contribuições valiosas para a advocacia e para a cidadania”.
O ex-presidente da Subseção, Dr. Eduardo Martins Antunes, fez um balanço dos seis anos em que esteve à frente da entidade. Entre as principais conquistas, destacou a construção da nova sede da OAB e a intermediação para a futura sede do fórum da cidade.
“Esses seis anos na OAB me deixaram extremamente feliz. Foram anos em que nos dedicamos ao máximo, entregando tudo o que pudemos e até um pouco mais. Considero esses seis anos como um período de grande sucesso. A parceria com a OAB de Santa Catarina foi fundamental, assim como as articulações com o Tribunal de Justiça para a construção da nova sede do fórum em Campos Novos.”
Ele também mencionou a criação da “sala da OAB por Elas”, que oferece orientação gratuita às mulheres, com apoio integral de advogadas:
“Foi uma verdadeira batalha. Desde 2019 lutamos para que melhorias fossem implementadas, e conseguimos concretizá-las no ano passado. Esse projeto oferece apoio essencial às mulheres em situação de vulnerabilidade.”
Ao assumir oficialmente o cargo, a nova presidente, Dra. Janaina Camargo, reafirmou o compromisso com o fortalecimento da advocacia local e o apoio à jovem advocacia: “Minha principal meta é preservar todas as conquistas que alcançamos com o doutor Eduardo. Quero estreitar ainda mais a relação com a seccional em Florianópolis e conquistar novos espaços. Um dos meus projetos é a construção do estacionamento e de um quiosque em nossa sede. Agora, com minha gestão à frente da OAB, quero garantir as prerrogativas e continuar conquistando avanços.”
Ela ainda ressaltou o apoio aos jovens na advocacia:
“Queremos oferecer suporte e acolhimento àqueles que estão iniciando suas carreiras. Acredito que esse apoio é fundamental. Como fui professora universitária por muitos anos, tenho um carinho imenso por todos que estão começando. Esse acolhimento é um dos meus principais objetivos”.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, 1874 de 17 de abril de 2025.










