Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Campos Novos promoveu, no Centro de Convivência dos Idosos Padre Quintilio Costini, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, tendo como tema central:
“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” – mesma diretriz proposta para a etapa nacional da conferência (CONADIPI).

O evento reuniu autoridades municipais, representantes da sociedade civil, profissionais de diversas áreas e instituições públicas e privadas, num importante espaço de escuta ativa, reflexão e construção coletiva de políticas públicas voltadas à população idosa.

A conferência foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio da Prefeitura de Campos Novos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Darci Rodrigo Pedroso, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Doraci Aparecida Rucks, da secretária municipal de Assistência Social, Diandra Maria Mazo Ribeiro, da promotora de Justiça, Raquel Betina Blank, e da presidente da OAB local, Janaína Dias de Deus Camargo, além de conselheiros e outras lideranças comunitárias e institucionais.

Diálogo com os eixos temáticos nacionais

A conferência seguiu os cinco eixos temáticos definidos pela 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa:

  • Financiamento das políticas públicas;
  • Fortalecimento de políticas de proteção à vida e à saúde;
  • Proteção contra violência e abandono;
  • Participação social;
  • Fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.

Durante os grupos de trabalho e debates, os participantes refletiram sobre os desafios do envelhecimento plural no Brasil, considerando as barreiras legais, sociais e culturais que ainda dificultam uma velhice digna, ativa e inclusiva.

A conferência também buscou fortalecer a articulação entre os entes federativos, propondo ações integradas e sustentáveis para garantir os direitos da população idosa.

Palestra e proposições

A programação incluiu uma palestra da assistente social Samara Leorato, ex-secretária de Assistência Social de Capinzal. A convidada abordou as transformações demográficas do país e os desafios enfrentados pelas políticas públicas diante do aumento da população idosa.

Ao final do encontro, os delegados e participantes formularam propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, representando as demandas e prioridades locais.

A realização da 6ª Conferência Municipal reafirma o compromisso de Campos Novos com a promoção da equidade, o respeito à diversidade e o fortalecimento da cidadania da pessoa idosa, reconhecendo seu papel central na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1884 de 26 de junho de 2025.

spot_img

Mais lidas na semana

CDL Lança Promoção de Vendas ‘Natal Celeiro da Paz’ 2025

Ao todo serão sorteados 40 MIL reais em Vale...

FIESC lança novo site do Fundo Social, com 190 projetos aptos à captação de recursos

Endereço é fundosocial.sesisc.org.br; plataforma traz iniciativas de cultura, esporte,...

Lei Maria da Penha vai além da proteção das mulheres

A juíza Ana Paula Mattar, da 2ª Vara Criminal...

“Caipora Viu” – expressão familiar que dá nome ao galpão que transforma memória em herança cultural

Espaço criado por Benito Zandoná homenageia o avô e...

CNH acessível: governo quer curso teórico gratuito e fim da obrigatoriedade de autoescola

Governo federal propõe CNH mais acessível com curso teórico...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens dispersas
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
39 %
2.1kmh
33 %
ter
25 °
qua
21 °
qui
21 °
sex
21 °
sáb
23 °

Categorias Populares