Cooperativismo: a força da união que transforma comunidades

No Dia Internacional do Cooperativismo, celebramos um modelo que promove desenvolvimento sustentável, inclusão e prosperidade coletiva.

Quando pessoas se unem em torno de um propósito comum, grandes transformações acontecem. O cooperativismo é a prova viva de que a força coletiva pode gerar oportunidades, fortalecer economias locais e criar redes de apoio que beneficiam a todos. Neste Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 5 de julho, reforçamos a importância de fortalecer esse modelo que une propósito e prosperidade, conectando indivíduos em torno de valores como solidariedade, democracia e responsabilidade compartilhada.

Cooperativismo de crédito é uma verdadeira força transformadora, e o Sicredi faz parte da transformação há mais de 120. Com presença nacional e o propósito de “Construir uma Sociedade mais Próspera”, atua para fortalecer regiões, gerar impacto positivo nas comunidades e, com isso, transformar vidas e realizar sonhos.

Além disso, recentemente mais um estudo da série “Impactos do Cooperativismo de Crédito no Brasil” foi divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostrando a força significativa para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A pesquisa mostrou que regiões com presença de Cooperativas de Crédito apresentam maior índice de geração de empregos, aumento do PIB per capita, aumento da arrecadação tributária, estímulo ao empreendedorismo e muito mais. Confira o estudo completo em https://cooperativismodecredito.coop.br/2024/11/impactos-do-cooperativismo-de-credito-no-brasil/.

2025: o Ano Internacional das Cooperativas

Anunciado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional das Cooperativas colocou o cooperativismo de crédito no centro das atenções globais. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, destaca o impacto significativo que essas organizações promovem, contribuindo diretamente para enfrentar desafios globais.

Além da atuação em diversos setores, outro motivo importante para que a ONU tenha feito essa escolha é o alinhamento das instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são 17 metas globais voltadas para a construção de um futuro mais justo para todos e as cooperativas têm um papel importante nesse processo. Por isso, o objetivo deste ano é dar ainda mais visibilidade a esse movimento tão importante.

spot_img

Mais lidas na semana

CDL Lança Promoção de Vendas ‘Natal Celeiro da Paz’ 2025

Ao todo serão sorteados 40 MIL reais em Vale...

FIESC lança novo site do Fundo Social, com 190 projetos aptos à captação de recursos

Endereço é fundosocial.sesisc.org.br; plataforma traz iniciativas de cultura, esporte,...

Lei Maria da Penha vai além da proteção das mulheres

A juíza Ana Paula Mattar, da 2ª Vara Criminal...

“Caipora Viu” – expressão familiar que dá nome ao galpão que transforma memória em herança cultural

Espaço criado por Benito Zandoná homenageia o avô e...

CNH acessível: governo quer curso teórico gratuito e fim da obrigatoriedade de autoescola

Governo federal propõe CNH mais acessível com curso teórico...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens dispersas
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
39 %
2.1kmh
33 %
ter
25 °
qua
21 °
qui
21 °
sex
21 °
sáb
23 °

Categorias Populares