Prazo para cadastramento ambiental rural encerra nesta quinta-feira

CAR (1)Faltando um dia semana para o fim do prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), Santa Catarina atinge a marca de 83% da área rural regularizada. O Estado já possui 5,1 milhões de hectares cadastrados no Sistema Nacional de um total de 6,1 milhões de hectares considerados como área rural.

São 250 mil imóveis rurais cadastrados no estado, 68% do esperado. O CAR é obrigatório em todo território nacional e o proprietário ou possuidor de imóvel rural que não estiver regularizado sofrerá restrições por parte de órgãos públicos, como impedimento para realizar operações de crédito nos bancos a partir de 2017.

O prazo para o cadastramento termina nesta quinta-feira, 5, e pode ser feito pelo site www.car.gov.br. Em Santa Catarina, há 1.345 agentes treinados (em prefeituras, sindicatos, cooperativas ou técnicos facilitadores) para auxiliar os agricultores e proprietários de imóveis rurais a realizar o cadastro. Na Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – Amplasc, o cadastro já passa de 60% dos imóveis rurais.

Tramita no Governo Federal uma Medida Provisória para prorrogar o prazo do Cadastro Ambiental Rural no Brasil, passando para 31 de dezembro de 2017. A MP já foi aprovada na Câmara dos Deputados e passará ainda pelo Senado e pela Presidência da República.

A Confederação Nacional da Agricultura – CNA, também defende a prorrogação do prazo de adesão ao CAR, diante das dificuldades dos agricultores em efetuar o cadastro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.