[slideshow_deploy id='63323']

Safra recorde de grãos puxa PIB do agro no 2º trimestre e surpreende analistas

A safra recorde de grãos no Brasil em 2024/25, especialmente de milho na segunda safra, foi determinante para o desempenho do PIB agropecuário no segundo trimestre de 2025. Dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo IBGE mostram que o setor recuou apenas 0,1% em relação ao trimestre anterior, contrariando expectativas de analistas que projetavam queda de até 1,9%.

Na comparação anual, o resultado foi expressivo: avanço de 10,1% em relação ao mesmo período de 2024. No mesmo trimestre, a economia brasileira como um todo cresceu 0,4%.

Clima favoreceu a supersafra

De acordo com economistas, o resultado foi influenciado pelas boas condições climáticas que beneficiaram lavouras de milho e soja.
“O recuo de apenas 0,1% reflete principalmente a supersafra, viabilizada por um clima mais ameno, sem grandes impactos de fenômenos como El Niño ou La Niña”, explica André Galhardo, economista-chefe da Análise Econômica.

A Conab projeta para a safra 2024/25 uma produção de 345,2 milhões de toneladas de grãos, puxada pela soja e pelo milho. Só o milho deve somar 137 milhões de toneladas, sendo 109,6 milhões da segunda safra.

Leia também: Soja ganha espaço e muda dinâmica da produção de grãos em Santa Catarina

Milho teve maior impacto no PIB

Segundo Rafael Pacheco, economista da D.A Economics, o milho foi o principal motor do desempenho do setor.
“Tivemos uma contribuição relevante nesse crescimento do PIB da safra do milho, arroz e soja, mas principalmente o milho. Apesar da leve desaceleração no trimestre contra trimestre, seguimos com o agro bastante pujante”, afirma.

Perspectivas para os próximos meses

Para o professor Maurício Nakahodo, da Faculdade Eseg, os próximos dois trimestres devem registrar retração no setor. Isso ocorre porque a produção de grãos se concentra no primeiro semestre, o que naturalmente reduz a atividade nos períodos seguintes.

Ele destaca ainda que, embora o tarifaço imposto pelos Estados Unidos possa afetar as exportações, o Brasil tem buscado redirecionar vendas para outros mercados. Mesmo assim, commodities como café, carne e açúcar podem enfrentar dificuldades adicionais.

Apesar dos desafios, Nakahodo projeta que o agro deve crescer cerca de 8% ao final de 2025, impulsionado pelo desempenho excepcional do primeiro trimestre.
“O setor agropecuário deve liderar em termos de taxa de crescimento em relação aos demais segmentos da economia”, conclui.

Fonte: exame

 

spot_img

Mais lidas na semana

Governo do Estado adquire novos fuzis e Polícia Civil de SC

A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Estado...

Lula envia ao Congresso projeto de lei pelo fim da escala 6×1

A escala passaria a ser de cinco dias trabalhados...

SENAI prepara mudança para nova unidade em anexo a Escola Novos Campos

Unidade se destaca por atendimento e tecnologia da educação. O...

Associações rurais recebem implementos agrícolas em Campos Novos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campos...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
20.2 ° C
20.2 °
20.2 °
77 %
3.2kmh
63 %
qui
24 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
28 °

Categorias Populares