Todos os Escritórios Municipais da Epagri se mobilizaram na tarde desta segunda-feira, 29, numa grande comemoração pelos 60 anos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina. No dia 29 de fevereiro de 1956 foi instalado no Estado o primeiro Escritório Técnico Agrícola – ETA e a data tornou-se um marco para o início das atividades de extensão no território catarinense.
Cada Escritório Municipal da Epagri realizou uma atividade de café da manhã ou lanche da tarde para reunir autoridades locais, representantes de entidades agrícolas, agricultores, funcionários e ex-funcionários da Empresa. Em Campos Novos a solenidade aconteceu às 14hs no Centro de Treinamento da Epagri – Cetrecampos. O evento contou com a exibição de um vídeo que faz um relato histórico da atividade no Estado e no município. Também estão sendo comemorados os 40 anos de Pesquisa Agropecuária em Santa Catarina.
Extensão é definida como uma metodologia, uma estratégia de ação, entendida como ensino ou educação informal. Na Epagri esse conceito evoluiu nos últimos 60 anos, passando do simples repasse de informações técnicas, para uma troca de conhecimentos entre o extensionista, o pesquisador e o agricultor, pescador, indígena ou quilombola, levando em consideração os saberes tradicionais dos povos.
O trabalho de extensão da Epagri é desenvolvido com base no tripé economia, ambiente e sociedade. A Empresa presta mais de 350 mil assistências anuais. Em seus 60 anos de história a extensão desenvolveu para o Estado diversas tecnologias sociais de baixo custo, como a proteção de fonte modelo caxambu, o carneiro hidráulico, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, entre outros.






