Painel em CN vai tratar da prevenção ao suicídio na adolescência

Evento está marcado para a próxima quarta-feira, 26, promovido pelo Núcleo de Psicologia da Acircan.

Com o intuito de promover a prevenção ao suicídio na adolescência, o Núcleo de Psicologia da Acircan – NUPSY, promove na quarta-feira, 26 de abril, às 16hs no auditório da Associação Empresarial Camponovense,  um painel coordenado pelas psicólogas Flavia Darold e Luana Lorenzini. O público alvo do evento são profissionais da educação, saúde e assistência social de Campos Novos e demais municípios da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – AMPLASC.

Detalhes do evento foram repassados na tarde desta quinta-feira, 20, em coletiva de imprensa pelas coordenadora do NUPSY, Flavia Darold e a vice –  coordenadora Daniela Reis Dadalto. Conforme a psicóloga Daniela Reis Dadalto, o Núcleo de Psicologia é composto por profissionais psicólogos que atuam em várias áreas na região com a missão de fortalecer a classe e levar à comunidade a importância da prevenção e a saúde mental. “Então por isso a nossa preocupação de trazer esta discussão sobre o suicídio, tão presente na vida das pessoas nos dias de hoje. O Núcleo já completou 4 anos de atividade, sempre proporcionando um retorno à comunidade sobre as principais demandas relacionadas à área da psicologia”.

A coordenadora do NUPSY, psicóloga Flavia Darold, afirma que várias orientações serão repassadas durante o Painel, abordando inclusive a questão do jogo da baleia azul, que já registrou vítimas em Santa Catarina. “Nós vamos falar sobre o jogo da baleia azul que está nas redes sociais e já tivemos vítimas no estado e em cidades próximas de Campos Novos. O  nosso principal objetivo vai ser a prevenção. E como pensamos isso, se a gente chamasse todos os profissionais da saúde, das escolas e do social, a gente conseguiria abranger muitos mais adolescentes, porque este público vai levar estas a seus locais de trabalho, todas estas informações que iremos repassar no painel de quarta-feira. Então o nossos principal objetivo é tornar estes profissionais multiplicadores destas informações”, explicou Flavia.

A melhor forma de abordagem sobre o tema suicídio será debatida durante o evento. “Neste dia vamos falar um pouco sobre o perfil destes adolescentes, quem é mais vulnerável, o que está além do jogo, o que vem antes, vem doenças, vem transtornos, vem sinais de alerta? O que a gente tem que prestar atenção nos adolescentes e também como abordar este assunto. Como abordar o tema suicídio é a intenção das orientações que serão repassadas. Vamos diminuir estre preconceito, quebrando este tabu, falando, explicando, colocando em diversos ambientes de trabalho que envolve adolescentes. Falar de prevenção é a nossa questão do momento, nós temos que falar sobre isso”, acrescentou ainda a psicóloga.

Estas e outras questões estarão em debate, portanto , no painel da próxima quarta-feira, que embora tenha um público alvo estabelecido, também está aberto à comunidade em geral.  O coordenador de Núcleos da Acircan, Vandenir de Amorim, observou que além da capacitação, por meio destes eventos os nucleados também cumprem seu papel social junto à comunidade.

Daniela Reis Dadalto, Vandenir de Amorim e Flavia Darold

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui