Fórum Mais Milho tem presidente da Coocam como painelista

Evento ocorreu na última semana e reuniu, em Chapecó, lideranças do agronegócio dos três estados do Sul do Brasil.

Na terça-feira, 13 de junho, o presidente da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), João Carlos Di Domenico, participou do Fórum Mais Milho, evento nacional realizado pelo Canal Rural, no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó – Meio Oeste Catarinense.

O Fórum Mais Milho reuniu lideranças do agronegócio, entre elas, Secretários da Agricultura de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, produtores, especialistas e representantes dos setores produtivos de grãos e de proteína animal, momento em que discutiram o equilíbrio entre a oferta e a demanda do grão no Sul do país. O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo também participou do evento.

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são importantes produtores de carnes e leite e, por isso, grandes consumidores de milho, 75% da ração animal vem da cultura.  Só o setor produtivo de carnes em Santa Catarina consome 6 milhões de toneladas de milho/ano, ou seja, o dobro do que o estado produz. Porém, quando o assunto é produção de milho, os três estados têm grandes diferenças.

Durante sua participação no Fórum, o presidente da Coocam destacou a importância da evolução e os contrastes da cultura do milho. “Tem duas palavras importantes para falar sobre o milho: a evolução da cultura como planta e os contrastes que ela deixou no caminho nesses anos todos que nós domesticamos o milho”.

João Carlos lembrou que há 30 anos, existiam milhares de produtores e hoje grande parte migrou para soja, diminuindo significativamente a área plantada de milho em Santa Catarina. O Brasil, porém, é o único país que tem condições de realizar duas safras no ano. “Nós temos que aproveitar o que temos nas mãos, mas precisamos ter coragem para fazer isso, criando novas ferramentas de parcerias entre produtores e consumidores”, disse o presidente da Coocam, durante sua participação no Fórum, se referindo a falta de incentivos aos produtores de milho do Sul, especialmente em Santa Catarina. João Carlos Di Domenico participou do Painel 2: “Como a Indústria e Produtores podem buscar o Equilíbrio de Preço”.

Além do presidente da Coocam, debateram nesse bloco Odacir Zonta – Consultor da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Mario Lanznaster – Presidente da Cooperativa Aurora Alimentos. Airton Spies – Secretário Adjunto de Agricultura de Santa Catarina, foi o moderar do painel. O comentarista do Canal Rural, Ivan Wedekin, foi o palestrante e falou sobre a “Experiência dos EUA e do Brasil para a gestão do risco de preço do milho”.

Outros Painéis

O Fórum Mais Milho também constou com outros dois painéis.O Fórum Mais Milho também constou com outros dois painéis.

– “Políticas públicas que podem ajudar no equilíbrio financeiro da cultura do milho” – participação dos secretários de Agricultura do sul do país e a moderação foi feita pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Glauber Silveira.

– “Estímulos para o agricultor produzir milho – aspectos econômicos e técnicos”, – participação do diretor estadual de Extensão Rural da Epagri, Paulo Lisboa Arruda; presidente da Federação das Cooperativas Ágropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), Claudio Post; presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin e o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo. O comentarista do Canal Rural, Bendito Rosa, foi o moderador.

A produção em Campos Novos

Segundo dados do IBGE, Campos Novos produziu na safra 2016/2017, 7 mil hectares de milho para grãos e outros mil hectares para silagem.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1484 de 22 de junho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui