Tumor de Mama em Cadelas e Gatas

Vanessa Barcarolo

Tumor é todo crescimento anormal de uma parte do corpo. Um tumor pode ser benigno ou maligno, este último denominado câncer.

O Tumor de mama é o tumor mais comum entre cadelas e gatas. Em felinos a probabilidade de malignidade é mais de 80% a 90%; já em cães, é de 50% a 60%, sendo que nos machos pode ocorrer, mas é menos comum.

O uso de meios contraceptivos comumente utilizados em cadelas e gatas não castradas aumenta muito a chance de ter esse tipo de doença, ou seja, o nódulo é gerado por uma indução hormonal (vacinas anti-cio) que nada mais são que hormônios. Quanto mais hormônio circulante, mais a predisposição de um câncer de mama.

Da mesma forma que em humanos, deve-se adotar uma rotina de contato e palpação das mamas, para se investigar se há ou não, a presença de pequenas bolinhas (nódulos). Ressalta-se que quando o tumor é maligno geralmente observa-se o crescimento rápido dos nódulos.

Os principais sintomas observados são: dores, inchaço ou aumento das mamas, presença de secreções, caroços na região das mamas ou próximos a ela.

Identificado o tumor, o proprietário deve procurar um médico veterinário que irá solicitar exames (raio x, e exame de sangue). Na maioria dos pacientes é indicado o tratamento cirúrgico (amastectomia que é a retirada das mamas), numa cadeia inteira (unilateral) ou as duas cadeias (total). Quanto mais cedo descobrir a doença, menos agressiva é a cirurgia.

Em alguns casos é necessário associar cirurgia e remédios quimioterápicos, sendo que esse tratamento, assim como ocorre nos humanos, pode causar quedas de pêlo, enjôos, diarreia e vômito.

A melhor forma de prevenção é a castração, cujo procedimento deve ser realizado o mais cedo possível, ou seja, antes do primeiro cio, o que pode reduzir em 0,5% a chance da ocorrência de tumor de mama.

Por: Vanessa Barcarolo
Médica Veterinária – CRMV-SC 5411

*Coluna publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1501 de 19 de outubro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui