Sábado , 25 Novembro 2017
Home / Agronegócio / Diversificação e geração de renda

Diversificação e geração de renda

Agricultor de Abdon Batista investe na plantação de morangos como alternativa na agricultura familiar.

O agricultor familiar, Vagner Machado, morador da comunidade de Bom Jesus, interior de Abdon Batista, aposta há oito anos na produção de morangos em sua propriedade. Com mão de obra familiar e superando desafios de produção, a família está colhendo neste início de novembro mais uma safra de morangos. A estufa onde os frutos são cultivados tem cerca de 500 metros, com aproximadamente de 2 mil pés de morango, com tecnologia apropriada para a cultura.

Na propriedade é cultivada a variedade Albion, que é considerada uma variedade de ponta, apresentando como característica principal sua excepcional qualidade, tanto por tamanho como pelo sabor e firmeza do fruto.

De acordo com Vagner Machado, produzir morangos é um grande desafio em razão dos cuidados extras de manejo por se tratar de uma cultura muito sensível, principalmente à pragas. “Os custos e a rentabilidade da produção de morangos variam de acordo com o custo dos insumos, o nível de tecnologia empregada, do sistema de cobertura, produtividade obtida e o valor alcançado pelo produto no mercado”, ressalta o produtor.

O planejamento no plantio também é destacado pelo agricultor. “Sabemos que é sofrido, pois damos valor a cada gota de suor derramada para se chegar onde queremos. E seguimos com planejamento na propriedade, plantamos para depois colher e está ai a recompensa” comemora Vagner.

O consumo do morango é, sobretudo, in natura, em saladas de frutas, vitaminas ou como componente de bolos, geleias, tortas e merengues. Nesse sentido cerca de 80% da produção morangos do agricultor Vagner Machado, é entregue nas escolas da rede municipal de ensino de Abdon Batista. O fruto foi incluído no cardápio da merenda escolar e estimula os alunos a consumirem alimentos saudáveis, incentivando a agricultura familiar do município.

O morango passou a integrar a merenda escolar por ser um fruto rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6, além de minerais como cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio, fonte de flavonóides, importante agente antioxidante para o organismo.

Em Abdon Batista, a compra direta é feita conforme a Lei nº 11.947, de 16/6/2009 do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que tem caráter suplementar à Constituição Federal. O PNAE incentiva a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local, preferencialmente pela agricultura familiar, a fim de estimular o desenvolvimento econômico das comunidades.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1504 de 09 de novembro de 2017.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *