As opiniões e as redes sociais

Tenho acompanhado discussões em redes sociais e observado que em algumas temáticas debatidas ou problemáticas denunciadas, o cenário virtual se transforma em uma verdadeira batalha, muitas vezes perdendo o foco, em que internautas partem para agressão pessoal e de caráter ofensivo.

Embora haja uma sensação de liberdade, especialistas ressaltam que os usuários devem ficar atentos às consequências de algumas postagens e comentários, que podem influenciar de maneira negativa e muitas vezes irreversíveis, manipulando opiniões e promovendo a discórdia.

Na opinião de especialistas, as redes sociais proporcionam a sensação de proteção de quem interage pelo fato de não se relacionar fisicamente e essa sensação de liberdade absoluta faz com que muita gente poste coisas que jamais diria. O debate ou discussão acaba acontecendo muitas vezes num viés irracional.

Logo, a internet se torna uma vitrine permanente e uma vez postada, a sua, a minha, as nossas mensagens além de mal-estar, também podem causar desentendimentos intransponíveis. Os limites para as postagens são os mesmos da civilidade, educação e respeito de um modo geral.

Mas é claro que temos também o lado positivo desta ferramenta de comunicação em tempo real, que nos permite acesso a informação global, aprendizado cultural, política, lazer, relacionamento social e profissional. É uma forma interligação entre as pessoas por área de interesse de forma virtual, com rapidez de divulgação independentemente da distância e com custo irrisório.

Mas, com a mesma facilidade que as redes sociais são utilizadas para divulgação de cultura, lazer e importantes informações, também são utilizadas para difamação, fofocas e intrigas que destroem relacionamentos e causam constrangimento às vítimas.

Por isso, sempre antes de apertar o ENTER, pense bem e avalie que vitrine virtual você quer ser.

Por Antônia Claudete Martins
Editora Chefe

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1513 de 25 de janeiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui