Sexta-feira , 23 Fevereiro 2018
Home / Política / Primeiro ano de mandato

Primeiro ano de mandato

Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro diz que cumpriu 72% do plano de governo previsto para o primeiro ano de mandato. Para 2018, a realização do concurso da educação e início da entrega de medicamentos em casa para idosos estão entre as ações anunciadas.

Silvio Alexandre Zancanaro, Prefeito de Campos Novos

O prefeito Silvio Alexandre Zancanaro recebeu a reportagem do Jornal O Celeiro na segunda-feira, 15, para falar sobre o primeiro ano de mandato da gestão 2017/2020. Como anunciou nas redes sociais, o prefeito reforçou que cumpriu 72% do que estava previsto em seu plano de governo em relação ao primeiro ano de sua administração. “Foi um ano de muito aprendizado em que posso destacar o comprometimento principalmente dos secretários e diretores, servidores contratados e efetivos, para que as ações começassem a ser desenvolvidas. Infelizmente pegamos uma prefeitura sem projetos para serem executados a curto e longo prazo e tivemos que começar do zero. Os 72% que nós realizamos se tratam do plano de governo apresentado nas eleições, muitas ações já começaram a ser executadas e outras estão em fase embrionária. Nós tentamos em 2017 seguir em todas as áreas. Em todas as secretarias foram efetivadas ações, destacando como fator positivo esta interligação entre as pastas, pensando no cidadão e no crescimento do município”.

Para Zancanaro o ano de 2017 foi positivo e de muito aprendizado. “Um ano de muito aprendizado, mas também de muito crescimento”. Ouvir a população camponovense foi uma das ações destacadas por Zancanaro por meio de ações como a Segunda-feira com o prefeito e Prefeitura nos bairros, projetos a serem mantidos ao longo da administração.

Mais incentivo ao esporte de base

No esporte, entre as ações citadas pelo prefeito, estão a retomada e reformulação dos Jogos Escolares Camponovenses (JECAM), com competições aos finais de semana a fim de não prejudicar o calendário escolar, ampliação do número de modalidades atendidas pelas escolinhas com mais de 11 modalidades e mais de 1.100 crianças participando. “O esporte voltou a ser praticado em Campos Novos com destaques estadual, nacional e até sul-americano”, afirmou, citando também competições esportivas e de integração entre os bairros e comunidades e realização de campeonatos no interior.

Creche 12 meses e projeto de uma nova creche

Sobre a Creche 12 meses o prefeito foi questionado se será ampliado atendendo alguns dias em dezembro e fevereiro, que correspondem aos períodos após o término e antes do início do ano letivo, além das duas semanas de recesso de julho. Conforme Zancanaro, o formato a ser adotado em 2019, será o mesmo deste ano, ou seja, durante o mês de janeiro. “O calendário letivo vai até quase o término de dezembro e nós precisamos romper alguns contratos e fazer avaliações e as escolas precisam fazer seus planejamentos. E como é somente uma semana em dezembro antes das festividades natalinas não se justificaria fazer este investimento. É um projeto que teve início lá em 2017, com lançamento de edital de inscrição e que teve uma ótima aceitação pelos pais, com avaliações muito positivas. Queremos ampliar as vagas de acordo com a procura dos pais. Em julho são somente duas semanas de férias e lembramos aqui a importância das crianças passarem um período com os seus pais”, declarou o prefeito.

O Jornal O Celeiro também perguntou ao prefeito sobre a construção da Nova Creche, projeto que a princípio seria no Bairro Senhor Bom Jesus. O compromisso está mantido reafirmou Zancanaro, porém ainda depende de área, já que o pedido de doação ao estado de parte da área do Henrique Rupp Junior ainda não foi votado na Assembleia Legislativa. Junto ao Ministério da Educação já existe uma projeto cadastrado comprovando a necessidade da abertura de mais vagas em creches em Campos Novos. “Porém nós precisamos do terreno para que seja liberada a construção de uma nova creche. O compromisso se mantém, no entanto, não saindo o terreno do estado, eu não posso garantir que será no Bairro Senhor Bom Jesus. Pode ser em outro local, principalmente analisando a demanda do Bairro São Sebastião, onde nós precisamos de uma creche adequada com bons padrões também naquela área”.

Quanto ao concurso do magistério municipal, o prefeito confirmou para este ano de 2018. A intenção é lançar o edital até a metade do ano. Na educação, Zancanaro citou ainda a implantação do sistema Positivo em 2017, com material entregue aos alunos da educação infantil e que será ampliado em 2018 para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e ainda a disponibilidade de aulas gratuitas de informática aos professores dento da ação de capacitação continuada aos professores.

Novo projeto para mudança de gestão no hospital será enviado à Câmara

Foi confirmado pelo prefeito Zancanaro que o projeto 4.013 de novembro de 2017, que tratava da qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais no âmbito do município de Campos Novos foi retirado do legislativo e reformulado prevendo somente o atendimento no âmbito da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio. O novo projeto será encaminhado em 02 de fevereiro à Câmara. Zancanaro acredita que administrado por uma Organização Social (OS), a longo prazo se reduza o repasse de recursos do município à Fundação Hospitalar. “A longo prazo não tenho dúvida, isso foi demonstrado por indicadores do Tribunal de Contas que encaminhou uma pesquisa em que dos 20 hospitais pesquisados, os 6 primeiros colocados estão sendo administrados por organizações sociais. O repasse público ainda permanece, mas vem numa decrescente. Onde você coloca especialistas gerando fontes para a fundação hospitalar, cada vez mais o poder público poderá investir em outros benefícios. Hoje a Fundação Hospitalar representa quase 10% da receita líquida. É uma alternativa, porque não adianta empurrarmos com a barriga”. Se aprovado na Câmara, imediatamente o edital será lançado para participação das organizações interessadas no processo. Conforme o prefeito, 4 organizações já demonstraram interesse, localizadas no Vale do Itajaí, Joinville e Florianópolis.

Quanto ao hospital, o prefeito destacou ainda a remodelação, padronização e uniformização dos atendimentos executados hoje por técnicos, com as devidas licenças concedidas, com inscrição e aprovação junto ao Conselho Municipal de Saúde e em análise no Conselho Estadual, da destinação de verba mensal ao município para 20 leitos de retaguarda a fim de que pacientes que fazem cirurgias em outras cidades, possam se recuperar em Campos Novos. O atendimento de mais um plantonista com a implantação do ambulatório no antigo PAM, no horário das 18 às 22h, é outra conquista citada pelo prefeito, medida que segundo o administrador desafogou o plantão da Fundação Hospitalar, criando já uma sensibilização da população para uma futura instalação do Protocolo de Manchester na instituição de saúde. Quanto ao projeto da nova ala do hospital, o prefeito declarou que é uma busca de longo prazo.

A nova unidade de saúde no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, é outro compromisso do prefeito, que foi reafirmado. “Se mantém o comprometimento, temos a sinalização de dois deputados estaduais que estarão nos ajudando com emendas impositivas. Na área da saúde da mesma forma o deputado Gabriel Ribeiro já sinalizou com outra emenda impositiva para aquisição de novos veículos”.

Ainda na saúde, o prefeito Silvio Alexandre Zancanaro comemora o que chamou de “Várias conquistas em 2017, com um grande saldo qualitativo”. Entre outras ações citadas está a implantação de um sistema de interligação entre todas as unidades de atendimento da saúde e hospital, que deve ser expandido aos laboratórios e clínicas de imagem. Trata-se de um banco de dados com informações de todos os usuários da saúde pública, com uma gestão efetiva destes atendimentos. Zerar as filas de exames de imagem e de cirurgias de cataratas por meio de emendas parlamentares do Deputado João Rodrigues são outras conquistas citadas pelo prefeito, além da readequação do espaço da unidade de saúde do Bairro São Sebastião.

Com a introdução do novo sistema de banco de dados, Silvio Alexandre Zancanaro anuncia para este ano de 2018, o início da entrega de medicamentos em casa para pessoas acima de 60 anos. “Isso também está previsto no plano de governo e nós vamos começar os testes em um posto de saúde, para depois ampliarmos gradativamente. Não vou dar datas, nem prazos para início, mas começa em 2018, dentro de um planejamento da saúde”.

Quanto às filas em algumas unidades de saúde da família, prefeito Zancanaro acredita que com uma maior sensibilização da população e o novo sistema de gestão que vem sendo implantado seja possível uma maior otimização nos atendimentos. De acordo com dados da saúde, em 2017 foram mais de 100 mil consultas entre todas as unidades de saúde e o Hospital Dr. José Athanázio, duas vezes mais o número de habitantes de Campos Novos.

Também neste ano deve iniciar efetivamente o Programa Saúde do Trabalhador, lançado em 2017. Uma van está sendo adaptada para levar o atendimento às empresas interessadas.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

O fortalecimento da agricultura familiar também foi destacado por Zancanaro, observando que mais de 50% dos itens da merenda vem do setor, dinheiro que permanece em Campos Novos. A manutenção e melhorias das estradas, aquisições de novos equipamentos por meio de emendas parlamentares e outras ações voltadas à zona rural numa parceria entre a secretaria de agricultura e de meio ambiente e secretaria de obras e urbanismo, garantiram já em 2017, um salto em qualidade de vida, disse Zancanaro.

Outro projeto confirmado são as feiras itinerantes, que serão fortalecidas com a aquisição de trailers. “Resgatamos as feiras de produtos orgânicos e fomos até o Ministério da Agricultura com a proposta de realizar essas feiras em trailers, uma iniciativa inédita. Tanto que recebemos o comunicado que para 2018 foi criada uma nova rubrica colocando e levando essas ideias. Só que não esperamos o ministério, em 2017 já fizemos a licitação e estamos adquirindo 7 trailers que estão sendo confeccionados com infraestrutura completa para as feiras itinerantes, não somente no centro, mas nos bairros e comunidades da zona rural”.

Quanto à problemática crescente em relação aos animais de rua em Campos Novos, o prefeito entende que há necessidade de um planejamento desde que em parceria entre poder púbico e sociedade, com ações efetivas de controle populacional e de sensibilização da comunidade.

Retomada da Expo Campos

A Retomada da ExpoCampos em 2017, foi citada com um marco pelo prefeito, reforçando a parceria com CDL, Acircan e Sindicato Rural. Zancanaro reforça também que o objetivo primeiro do evento é o desenvolvimento econômico, tanto no agronegócio quanto nas áreas de indústria e comércio, citando inclusão da ExpoCampos no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo. A feira está entre os 5 eventos catarinenses cadastrados.

A reformulação da festa de aniversário de Campos Novos também foi citada, trazendo para a sociedade uma programação prioritariamente voltada à população camponovense. A definição da programação dos dois eventos já está em andamento para 2018. A estrutura montada na Romaria de Aparecida em 2017 voltada ao comércio ambulante possibilitando que a programação religiosa não fosse prejudicada foi outra ação considerada importante e com boa aceitação pela comunidade, afirmou Zancanaro.

Na segurança, foi citado a implementação de um convênio com o Estado para o aumento de efetivo da Polícia Civil e Militar, com o reestudo do convênio de segurança e trânsito.

No social, o prefeito reconhece a demanda na habitação, mas avalia que para atender a este déficit no município, é preciso planejamento e recursos externos para estudar um formato visando a construção de novas moradias.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1512 de 18 de Janeiro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *