[slideshow_deploy id='63323']

Projeto de lei prevê a isenção do IPTU para portadores de imudeficiência

Projeto de autoria do vereador Maurilio ainda está tramitando na Câmara de Vereadores

Maurilio Campagnoni (Cássio),

Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de lei, de autoria do vereador Maurilio Campagnoni (Cássio), para alteração do Código Tributário Municipal que concede a isenção de pagamento de IPTU aos portadores de imunodeficiências, que inclui: pessoas com câncer, HIV, Paralisia cerebral, paraplegia, tetraplegia, insuficiência renal crônica (em tratamento de hemodiálise). Se o projeto for aprovado pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo, as pessoas que quiserem requerer a isenção deverão apresentar laudo médico com o diagnóstico da doença, comprovação de que é proprietário de apenas um imóvel, e comprovação de rendimento familiar não superior a 3 salários mínimos.

O documento oficial do projeto justifica que a ação tem por objetivo proteger as pessoas em virtude da situação que estão passando, pois, o diagnóstico de doenças dessa natureza é devastador para o paciente e para seus familiares e os gastos para tratamento são imensuráveis, e que todas as esferas de governo estão editando leis que beneficiem os portadores desta doença. “A gente sabe da luta das pessoas, tenho amigos e pessoas chegadas que passaram e passam por isso, são muitas as dificuldades que chegam junto com as doenças”, declarou o vereador.

O vereador Cassio afirmou que este é um desejo antigo, pois, além de conhecer portadores da doença, ele tem sido procurado por pessoas da comunidade que pedem um auxilio neste respeito. Por se tratar de questões tributarias, apenas o Poder Executivo poderia deliberar sobre esse tipo de projeto. Mas após análise jurídica, chegou-se à conclusão de que o projeto é de competência legislativa concorrente, ou seja, é uma iniciativa que pode partir de ambos os poderes. Portanto, na semana passado o vereador Cassio entrou com projeto para avaliação da Casa. Cassio relata que tem boa expectativa para que o projeto seja aprovado, tanto pelos vereadores, quanto pelo prefeito.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição, 1567 de 28 de Fevereiro de 2018.

spot_img

Mais lidas na semana

Inverno começa com onda de frio em SC

O inverno inicia oficialmente neste domingo, 21 de junho,...

Projeto dos Safristas prejudica produtores e trabalhadores rurais, alerta FAESC

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de...

Sucessão no campo deve ser prioridade

A sucessão nas propriedades rurais deixou de ser uma...

Festa em honra à São João Batista, começa amanhã

A Festa em honra a São João Batista, padroeiro...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
9.3 ° C
9.3 °
9.3 °
99 %
1.3kmh
100 %
dom
17 °
seg
16 °
ter
8 °
qua
10 °
qui
1 °

Categorias Populares