Na última semana moradores de Campos Novos foram vítimas de golpistas.
De repente seu telefone toca. Você atende e ouve uma voz gentil e educada de alguém afirmando trabalhar em uma operadora de crédito. Ela pede para você confirmar uma compra realizada no seu cartão. Como você não fez nenhuma compra logo avisa que não é o autor da dívida. O suposto funcionário mostra-se preocupado, tenta ajudá-lo e pede seu endereço para ir até sua casa e conferir alguns dados pessoalmente. Já vivenciou esta cena? Trata-se de uma empresa preocupada com seus gastos? Não. Trata-se de golpistas tentando ‘passar a perna’ em pessoas de boa-fé. Em Campos Novos algumas pessoas sofreram tentativas de golpes como este e outras acabaram sendo vítimas reais. Nas últimas semanas, infelizmente, uma senhora acabou perdendo R$ 1.000,00 para golpistas.
O alerta foi dado pela Polícia Militar de Campos Novos, que informou a imprensa diversas denúncias, ocorridas em único dia, de pessoas que receberam ligações destes criminosos, que usam artimanhas de persuasão para convencer as vítimas. “Esses golpistas abordam a vítima com uma conversa muito convincente na tentativa de corrigir o erro no cartão”, explica o capitão da PM, Marcelo Macedo. No momento da visita o golpista tem acesso aos dados e ao cartão de crédito da vítima e consegue fazer a clonagem do cartão.
Este não é o único meio usado na tentativa de golpes. Outras abordagens são feitas visando fazer mais vítimas. Além das chamadas telefônicas, eles apostam nas mensagens de celular, alguns apelando para o desejo de ganhar dinheiro fácil. Quem nunca recebeu uma mensagem sendo congratulado por ter ganho um grande prêmio em dinheiro? Neste momento de crise seria muito bom receber dinheiro tão facilmente, mas como isso nunca acontece é sempre bom desconfiar de tudo e lembrar que dinheiro de verdade não chega às mãos de mão beijada. Pelo fato de muitos caírem nesses golpes, muitas entidades têm aconselhado as pessoas a ter o máximo de cuidado e não confiarem em qualquer pessoa.
Esses golpistas são parte de uma quadrilha ou são pessoas agindo isoladamente? A escolha das vítimas é feita aleatoriamente? O capitão acredita que seja possível que os golpistas saibam para quem estão ligando e que há um perfil bem definido das pessoas que serão contatadas. Geralmente as vítimas são pessoas simples e idosas que confiam mais facilmente nos outros.
A idosa A.A, de 64 anos, quase foi vítima de um golpe no último mês, afirmando ser atendente de uma operadora de cartão, pediu a confirmação de dados e afirmou uma dívida de mais de R$ 2.000,00, que poderia ser negociável. Ela receberia um desconto e a conta sairia a R$ 400,00 e, ainda por cima, seria dividido em duas parcelas. Surpresa pelo grande desconto, a idosa não hesitou em aceitar a proposta, recebendo em seguida os boletos via WhatsApp. Salva pelos filhos que não permitiram o pagamento dos boletos, a idosa diz que agora vai ficar mais esperta.
As experiências que vimos acontecer devem nos lembrar que ninguém está imune a ser vítima de golpistas, principalmente porque eles estão a cada dia se especializado e modificando o discurso e os meios de contato. Para denunciar tentativas de golpe basta ligar no 190 e informar o contato telefônico. Capitão Macedo aconselha a sempre suspeitar de telefones desconhecidos e nunca repassar dados pessoas por telefone. “As empresas de cartão de crédito não ligam para nenhum cliente pedindo dados. Caso isso aconteça e você queira tirar dúvidas é melhor ligar para a operadora ou ir pessoalmente ao banco e informar o contato, esclarecendo todas as dúvidas”, afirmou. Quanto as ocorrências e denuncias feitas no município, as investigações estão sendo feitas pela Polícia Civil para identificar os autores.
*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1663 de 11 de Fevereiro de 2021.


