Lei da Procuradoria da Mulher segue para sanção do prefeito

Já seguiu para sanção do prefeito, a lei aprovada na Câmara para a criação da Procuradoria Especial da Mulher. A Procuradoria será um órgão institucional do Poder Legislativo para o apoio e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao feminino e participação das mulheres na política, onde contará com suporte técnico e estrutura física da Câmara de Vereadores. A procuradora responsável pelo órgão será a vereadora Celina Manfroi e segundo ela, o objetivo é que ainda neste semestre, a procuradoria inicie os trabalhos.

Segundo a lei, de autoria do vereador Adavilson Telles, o Mancha, com contribuição da vereadora Celina por meio de emenda modificativa, a Procuradoria Especial da Mulher deve zelar e incentivar pela participação das mulheres nos órgãos e atividades da Câmara, e ainda, receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal, que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como a implantação de campanhas educativas e anti-discriminatórias; cooperar com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a implantação de políticas públicas para as mulheres; promoção de cursos, pesquisas, seminários, palestras e estudos, em especial sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política; emitir pareceres orientadores, quando solicitado pelas comissões permanentes da Casa, às proposições que afetem direta ou indiretamente a vida das mulheres camponovenses.

A Procuradoria Especial da Mulher será constituída de uma procuradora chefe e duas procuradoras adjuntas e pela lei, essas funções devem ser preenchidas por vereadoras eleitas. Não existindo o número de três parlamentares mulheres, serão distribuídas para os vereadores, por isso, a procuradora chefe será automaticamente a vereadora Celina Manfroi na atual legislatura, única mulher eleita nas eleições de 15 de novembro. Lembrando que as funções não serão remuneradas.

Segundo a vereadora Celina, a criação de uma procuradoria da mulher busca primordialmente garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política, já que só teremos uma representação mais igualitária se investirmos nas políticas de gênero e no fortalecimento dos papéis do Legislativo de debater, legislar e fiscalizar a atuação governamental em prol das mulheres, em todos os entes federativos.

*INFO: ASCOM/CVCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.