É verdade que no inverno as pessoas são mais tristes?
É verdade sim que a chamada “Depressão Sazonal” existe. Dias mais curtos e a baixa luminosidade podem afetar o humor de algumas pessoas, aliás, de muitas pessoas e causar esse mal estar.
Por outro lado, há os que dizem que o inverno é a estação mais charmosa do ano e esses normalmente gostam do aconchego do frio e dificilmente sofram da depressão Sazonal.
Com essa estação se aproximando e tendo em vista que no sul do país o inverno é rigoroso, faz muito sentido discutir um pouco o assunto.
Do pouco que se sabe sobre o tema, já é possível afirmar que a Depressão Sazonal é um problema que afeta mais as mulheres e surge após os 25 anos. Nosso humor é influenciado por hormônios como a melatonina e a serotonina. Esses elementos também são relacionados aos níveis de depressão. Tendo em vista que a liberação cerebral dessas substâncias está condicionada a existência de luz solar, no inverno elas sofrem alterações.
Mas por que estamos trazendo esse tema na coluna Pessoas & Empresas?
Porque é nas empresas que os resultados aparecem. É no atendimento ao cliente, nas vendas, nos relacionamentos da equipe que isso vai interferir.
Conhecer as principais características da depressão sazonal é fundamental. De modo geral, o quadro de depressão de inverno pode acarretar em alterações do humor e do sono — insônia ou sono prolongado — e por variações no apetite. Isso causa distúrbios emocionais, irritabilidade e isolamento social.
Compreender que a fisiologia do “corpo encolhido” faz o cérebro entender que estamos passando por alguma forma de “perigo” e entender como o inverno pode influenciar as alterações de humor é fundamental para direcionar as ações do líder ou gestor na empresa.
Entre as mais importantes, destacam-se:
- Labilidade emocional (variação frequente do humor);
- Desinteresse pelas atividades do cotidiano;
- Dificuldade para dormir ou sono excessivo;
- Tristeza sem causa aparente;
- Afastamento da família;
- Fraqueza generalizada;
- Isolamento social;
- Dores no corpo.
Buscar soluções, treinamentos e inspiração para motivar a equipe, realizar atividades e dinâmicas que tornem o clima empresarial mais alegre e promover um ambiente mais aquecido são algumas das opções que o líder/gestor tem para garantir os resultados positivos na empresa, ou ao menos, reduzir os resultados negativos.
Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora e Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062
*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no jornal o celeiro, Edição 1732 de 09 de junho de 2022.