Você conhece o Pilates Clínico?

O Pilates Clínico, é a modalidade do método Pilates onde os exercícios são aplicados para realizar o tratamento de doenças musculoesqueléticas que geram dor crônica.

A principal diferença dele em relação às outras modalidades do método é a maneira com que os exercícios são executados.A execução dos exercícios acontece baseada na biomecânica do movimento. Mas o que é biomecânica?

É uma ciência que tem o objetivo de analisar, descrever e avaliar os movimentos do corpo humano, ou seja, cada músculo exerce uma função diferente, por isso os movimentos são realizados por grupos musculares, que trabalham em sincronia para que possamos nos movimentar.

Porém quando há um desequilíbrio nesse grupo, um músculo pode “trabalhar” mais que o outro, e sobrecarregar um tendão, ou pode sofrer uma lesão o que acaba gerando uma patologia, como a tendinite por exemplo, e quando isso acontece para que haja uma boa recuperação não basta apenas tratar a lesão ou melhorar a condição do local “machucado”, é necessário restabelecer toda a mecânica do movimento que foi comprometido.

Sendo assim, após a fase de reabilitação de alguma lesão ou em caso de dor crônica, o Pilates Clínico entra como aliado do tratamento pois além de todos os benefícios que o Pilates por si só oferece o método clínico consegue restaurar a função mecânica, ensinando o paciente a realizar o movimento de maneira correta para que não haja recidiva do problema, ou para realizar a manutenção do seu tratamento com exercícios guiados específicos para sua queixa.

O método Pilates ao longo do tempo foi aperfeiçoado e melhorado para abranger vários públicos, mas sempre mantém seus mesmos princípios e objetivos.

Seus principais benefícios são a melhora da concentração e da consciência corporal na hora de executar os movimentos, desenvolvimento do condicionamento cardiorrespiratório, aumento da força muscular, mobilidade e flexibilidade, além do alívio da dor.

“Para obter as realizações mais elevadas do escopo das nossas capacidades em todos os aspectos da vida, devemos nos esforçar constantemente para desenvolver corpos fortes e saudáveis e para desenvolver nossas mentes ao máximo das nossas habilidades.” (Joseph Pilates).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui