Atendimento oferece inclusão a crianças e acolhimento.
O transtorno do espectro autista (TEA), se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

Pensando nisso as professoras, Lourdes Stropollo e Maristela Demenek investiram em Campos Novos inaugurando neste ano, o Espaço Superação Inclusão e Acolhimento.
A clínica, oferece diversos tipos de serviços, através de oficinas temáticas para as crianças com avaliação neuropsicopedagógica, rastreio dos transtornos do neurodesenvolvimento como: dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, TOD, TDAH e TEA. Além de terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado), intervenção precoce no autismo, reforço escolar e atendimento psicológico.
As profissionais, já atuam em escolas com crianças de várias idades, e viram a necessidade da criação de atendimento especializado, devido aos casos de dificuldades de aprendizagens e transtornos do neurodesenvolvimento.
Ambas destacam que durante as atividades de reforço escolar, através das técnicas desenvolvidas, é possível identificar algo neurológico que está dificultando o aprendizado daquela criança em específico.
A intervenção precoce, no tratamento do TEA é fundamental e desempenha um papel de suma importância no tratamento do autismo, permitindo que as crianças alcancem seu potencial máximo de desenvolvimento e melhorem sua qualidade de vida. Por isso, quanto mais cedo a intervenção começa, maiores são as chances de progresso e adaptação.
A importância dos rastreios também possibilita identificar quais são as dificuldades existentes. Após realizado, em seguida os resultados são encaminhados aos pais para que deem sequência no diagnóstico e tratamento com profissionais especializados, juntamente com as terapias oferecidas no espaço, formando assim uma rede de ajuda.
Outra observação importante é que dificuldade ou transtorno de aprendizagem não é falta de vontade da criança ou birra, realmente é uma dificuldade e com ajuda especializada os sintomas podem ser amenizados.
A equipe é constituída por Lourdes Stropollo que é professora, formada em Filosofia e Ciência da Religião, com especialização em Neuropsicopedagogia e Por Maristela Demenek Pedagoga há 7 anos, com Especialização em Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagoga e terapeuta ABA, além delas, atende também no espaço o psicólogo escolar, clínico, Sidnei Almeida, especialista em psicopatologia e comportamento.
O espaço está localizado na Rua Coronel Farrapo, nº 495, Edifício Boing, sala 106.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1820 de 14 de março de 2024.







