‘O que Campos Novos Precisa?’ – Tadeu Guzatti

Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?
A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião de personalidades políticas, sobre o que é necessário para o  progresso da cidade. O entrevistado desta semana é Tadeu Guzatti.

Tadeu Guzatti

ENTREVISTA

  • Jornal O Celeiro: Prestes a completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?

Tadeu Guzatti’: Teve várias evoluções, um município ordeiro, reconhecido por suas inovações, teve vários avanços, mais o maior crescimento foi na produção agrícola, tecnologia avançada, fazendo do nosso município um grande produtor de sementes, reconhecido nacionalmente e até em países vizinhos.

  • O Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.

Tadeu: A infraestrutura teve uma abertura para nossa população, a aquisição do antigo seminário, onde hoje é o Novos Campos, feito pelo ex-prefeito Nelson Cruz, foi uma abertura para a educação, lazer e hoje está se tornando um parque industrial dando oportunidade para nossas empresas.

  • O Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?

Tadeu: Nesses últimos cinco anos, a Administração tem deixado muito a desejar, tanto em apoio aos pequenos produtores, em estradas com acesso totalmente abandonados. Quanto aos avanços nos investimentos, acredito buscar parcerias com os governos estadual e federal

  • O Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?

Tadeu: O mais forte sempre é o potencial das pessoas de Campos Novos, a inteligência, a maneira como sabem conduzir tudo aquilo que irão fazer. Então precisamos usar o potencial das pessoas, dos nossos empresários e dos nossos produtores para que possamos agregar isso a um bom desenvolvimento para o município. O que seria necessário é a união de todas as partes, entre empresários, vereadores e etc. Buscando recursos dos governos para que se aplique naquilo que a de bom, como em bons terrenos, ou na área da indústria, com a chegada de mais empresas. Aplicando recursos também em cursos profissionalizantes como no Senai para que tenhamos bons técnicos para poder trabalhar nas empresas.

  • O Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?

Tadeu: Obras públicas, hoje para poder restaurar as nossas ruas e avenidas, precisamos urgente buscar recurso para reconstruir nossa cidade que está cada vez mais abandonada. O chefe do Executivo, precisa participar mais nessa Secretaria. Para agregar estradas com ótimo acesso e assim dar ao produtor, incentivos, a terraplanagem para aviários e chiqueirões.  Investindo no pequeno produtor, trazendo mais parcerias para inovação em suas propriedades.

  • Jornal O Celeiro: O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?

Tadeu: Acredito que a anos o que mais funciona é a coleta de lixo orgânico e o que não funciona, tem vários itens, exemplo: Entulhos, limpeza das ruas, ginásios descobertos, demora de reforma nas coberturas. Deve-se ter mais carinho com as praças e os demais espaços públicos.

  • O Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?

Tadeu: Sem dúvidas, temos que evoluir nessas áreas, com um município maravilhoso, que fornece lagoas, cachoeiras, várias riquezas para serem aproveitadas. A nossa agricultura familiar, o agronegócio, como exemplo o Show Tecnológico da Coopercampos, a Expocampos, também podem ser aproveitados nessas áreas. Explorando também o turismo juntamente com o agronegócio.

  • O Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população? 

Tadeu: Primeiro passo hoje em Campos Novos, o prefeito deveria reunir todo o secretariado e ver para onde está indo o dinheiro, analisando as diretrizes orçamentárias, definir o foco de onde mais se necessita de investimento, onde está se investindo mais ou menos e aproveitar os recursos destinados através das emendas parlamentares. Primeiro terminar uma obra para depois começar outra, acredito que tem muitas obras iniciadas no município e que fazem dois anos que estão paradas, então o prefeito deveria trabalhar mais com os secretários, focar naquilo que está sendo feito, aproveitando os recursos para que aquilo que está sendo realizado, se faça bem feito e com mais rapidez. Por exemplo, Novos Campos, já fazem dois anos que se venceu a licitação e a obra ainda não foi entregue, sendo que o dinheiro já chegou a dois anos atrás. Acredito que esse lado dever mais olhado. Foi liberado um financiamento para iniciar um cemitério, já alguns anos e está parado, agora que será feito uma análise se será liberado. Ou seja, muita morosidade, o que falta em nosso município é mais rapidez nos assuntos que for pendentes e que precisa de mais agilidade para se resolver.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1820 de 14 de março de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui