Deputado quer CPI para apurar fraudes no Universidade Gratuita

O deputado Fabiano da Luz (PT) destacou que os deputados precisam debater as fraudes do programa Universidade Gratuita e que a responsabilidade do governo precisa ser investigada. Em discurso na tribuna nesta terça-feira (1º), ele citou que o Legislativo precisa abrir uma investigação, referindo-se à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Para o parlamentar, o Estado utilizou uma estratégia de apenas culpar os alunos, mas não justificou a falta de fiscalização. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, as irregularidades podem custar mais de R$ 300 milhões para os cofres públicos. Na investigação do órgão, mais de 800 bolsistas são milionários, alguns com carros de luxo que ultrapassam o valor de R$ 500 mil.

“O mínimo que a gente tem que fazer é investigar esse programa e quem for culpado, que pague, seja estudante, seja instituição ou governo. O que não pode é essa Casa ficar, simplesmente, quieta, de olhos fechados, deixando tudo acontecer, fazendo de conta que não temos nenhuma força de ação. O mínimo é essa Casa abrir uma investigação”, destacou o parlamentar se referindo à CPI.

De acordo com ele, o governo é um dos responsáveis por essas fraudes, já que criou um programa de forma acelerada, sem debate e sem planejamento.

Ainda segundo o Tribunal de Contas, foram encontradas irregularidades em cerca de 18 mil alunos, mais da metade dos contemplados com alguma bolsa.

Em seu voto no relatório, o conselheiro vice-presidente do TCE/SC, José Nei Ascari, destacou que as irregularidades não se restringem apenas aos alunos e que “há falhas no próprio processo de concessão e de fiscalização, atribuídas tanto às instituições educacionais quanto às estruturas do governo.”

“Enquanto isso, tem aluno que precisa e está desesperado mandando mensagem para a gente porque fez a matrícula e agora não tem bolsa”, destaca Fabiano.

*INFO: Jackson - ASCOM
spot_img

Mais lidas na semana

CDL Lança Promoção de Vendas ‘Natal Celeiro da Paz’ 2025

Ao todo serão sorteados 40 MIL reais em Vale...

FIESC lança novo site do Fundo Social, com 190 projetos aptos à captação de recursos

Endereço é fundosocial.sesisc.org.br; plataforma traz iniciativas de cultura, esporte,...

Lei Maria da Penha vai além da proteção das mulheres

A juíza Ana Paula Mattar, da 2ª Vara Criminal...

“Caipora Viu” – expressão familiar que dá nome ao galpão que transforma memória em herança cultural

Espaço criado por Benito Zandoná homenageia o avô e...

CNH acessível: governo quer curso teórico gratuito e fim da obrigatoriedade de autoescola

Governo federal propõe CNH mais acessível com curso teórico...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens dispersas
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
39 %
2.1kmh
33 %
ter
25 °
qua
21 °
qui
21 °
sex
21 °
sáb
23 °

Categorias Populares