Cuidados estéticos no inverno

simone
Simone Tavares – Esteticista

O inverno chegou, estação do frio, das roupas bonitas. Porém infelizmente, alguns desacertos estéticos também acompanham o frio. A nossa pele começa a sentir um desgaste natural, com ressecamento e sensação de estiramento da pele ao sairmos do banho. Nossas formas corporais também mudam um pouquinho. Afinal frio é sinônimo de alimentos mais calóricos, vinho, de ficar em casa bem quentinha na companhia de pessoas especiais.

Pensando nisso criamos algumas dicas para transformar essa estação num momento agradável, de prazer e muita alegria.

Os cuidados com a pele também são imprescindíveis no inverno. O sol, o verão, a praia estão sempre classificados como os principais vilões. Entretanto, os dias mais frios também são prejudiciais e, mesmo que não pareçam, os raios solares no inverno continuam sendo nocivos à pele. A fotoproteção é essencial não pela temperatura, mas sim pelas radiações que nos expomos. Mesmo em dias nublados ou chuvosos não abra mão de um bom protetor solar.

Luzes de todas as origens podem ser motivos de aceleração do envelhecimento e do aparecimento de manchas na pele. Desde luzes de casa às radiações de monitores e TVs. Mas o sol é o emissor de radiação mais importante, e, como sabemos, não se esconde no inverno.Outro problema mais comum quando a temperatura cai, é a desidratação da pele. A baixa umidade do ar, comum nesse período e a diminuição de suor no corpo colaboram para o ressecamento.

Além dos banhos muito quentes que retiram a gordura da pele e dos cabelos, fazendo com que estes ressequem com mais facilidade. No entanto, não adianta ter cuidados somente quando o problema aparecer no inverno.

O uso de hidratante e do protetor solar deve ser constante durante o ano inteiro. Procure também ter uma alimentação saudável.
Consuma alimentos integrais (grãos e pães) e óleos ricos em ácidos graxos essenciais como os de oliva, linhaça e ômega 3 (peixes). Eles ajudam a pele a produzir seus hidratantes naturais.

Cuidados corporais
Costumo dizer que corpos perfeitos no verão são esculpidos no inverno. Ou seja, o frio não pode ser desculpas para descuidarmos do corpo. As estéticas e os centros de beleza, hoje possuem tratamentos a base de calor, que são uma delícia de serem realizados no inverno. Normalmente os ambientes são aquecidos e aconchegantes, um chá quente ou um café também podem ajudar a aquecer o corpo. As academias também não podem ser esquecidas neste período, as caminhadas tornam-se um pouco inviáveis, mas podem ser substituídas por esteiras entre outras atividades.

*Coluna publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1433 de 16 de Junho de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui