Hipertensão: uma doença silenciosa

Consultar um médico é o único jeito de descobrir uma doença que não apresenta sintomas

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão ataca uma em cada quatro pessoas. Por ser uma doença assintomática é preciso consultar constantemente um médico para verificar a pressão. A pressão recomendada e considerada saudável é de 12.8, acima disso o paciente deve ficar em alerta. É considerado hipertenso a pessoa que apresenta pressão igualou ou maior a 14.9. Um dos principais motivos da alteração é que os vasos sanguíneos se contraem e se estreitam impedindo a boa circulação do sangue.

A pressão alta ataca coração, rins e cérebro. No coração, o entupimento do vaso pode causar um infarto. Quando acontece no cérebro pode provocar um acidente vascular cerebral. Nos rins podem levar até mesmo a paralisação dos órgãos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) 50% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal são causados pela pressão alta.

Josmar Portugal Vaz

O paciente hipertenso pode ser qualquer tipo de pessoa, mas existem aqueles que são mais suscetíveis a ter a doença. Pessoas idosas, obesos e sedentários apresentam mais tendência a hipertensão, fatores genéticos também influenciam. Apesar de ser uma doença perigosa, e não ter cura, ela pode ser controlada.

O cardiologista, Dr. Josmar Portugal Vaz garante que é possível controlar a hipertensão por levar uma vida saudável. Em alguns casos é necessário que o paciente tome alguma medicação. São pequenas atitudes que podem fazer a diferença na vida do hipertenso.

O Sal é um grande inimigo da pressão, por isso ele deve ser consumido em baixas quantidades, como alternativa é possível usar temperos naturais como cebola, salsa, orégano e manjericão que dão mais sabor ao alimento. Produtos industrializados como tabletes de carne, ketchup, mostarda, frituras e refrigerante, por conter muito sódio devem ser evitados, por isso crie o hábito de sempre ler o rótulo das embalagens. O uso de bebidas alcoólicas e o fumo também são grandes vilões da pressão. O mais indicado é incluir na alimentação frutas, verduras e legumes.

O estresse é outro fator que eleva a pressão. Nervosismo, ansiedade, preocupações são inevitáveis, mas o melhor é tentar manter a calma. Atividades físicas são essenciais para o emocional e para o controle da pressão. Porém, Dr. Josmar recomenda que antes de qualquer atitude o paciente procure ajuda profissional. “O paciente precisa ser avaliado pelo cardiologista que ira monitorar a sua saúde e se necessário, prescrever a medicação correta para o controle da pressão”, diz. Ele alerta ainda sobre aos riscos de ignorar o receituário, alegando que existem outros remédios mais baratos. “Não aceite sugestões de atendentes com remédios similares. Siga a receita do médico”, recomenda.

As atividades físicas devem ser feitas com a ajuda de profissionais qualificados para tratar o paciente hipertenso. O educador físico precisa estar ciente da condição do paciente para evitar atividades intensas que elevem a pressão. Sem os devidos cuidados a atividade física pode deixar de fazer bem e acabar fazendo mal.

Dr. Josmar conta que esses cuidados devem ser seguidos por todas as pessoas, não apenas os hipertensos. “Quem quer evitar a hipertensão também precisa ter um estilo de vida saudável. Quem não é hipertenso deve evitar o problema por reduzir o uso de sal, comer alimentos saudáveis e manter atividades físicas no mínimo três vezes na semana”, afirma.

Sabendo dos riscos da doença o melhor é buscar a prevenção, por isso é bom que todos averiguem constantemente sua pressão e qualquer sinal de elevação não deve ser ignorado, mas deve ser encaminhado ao médico.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1529 de 17 de maio de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui