Cooperação

“Sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade.”

A frase foi dita pelo músico Raul Seixas, e reflete um fato que tem sido realidade no caso de muitos projetos de vida que antes não passavam de sonhos.
União, força, sonho, confiança, lealdade, cooperação. A entrega de várias pessoas na busca por um único objetivo promoveu a expansão de uma forma de negocio que tem dado certo no município: As cooperativas. Neste mês é comemorado o dia do Cooperativismo, nome que advém da força mútua e da crença num sonho compartilhado. A construção em conjunto põe em evidência, não uma única pessoa, mas um grupo de pessoas que se juntou para crescer colaborando um com o outro. Impérios econômicos foram construídos a base de esforço conjunto e unissonamente construíram uma história de sucesso.

Mas como tudo começou? O cooperativismo se deu no Século XVIII, na Inglaterra, movido por pessoas que estava descontes com sua jornada desgastante de trabalho e dificuldades econômicas. Nesse contexto, começam aparecer algumas lideranças na classe operária que procuram alternativas para minimizar esses problemas. Daí surgiu a ideia de criar uma organização formal que foi chamada de Cooperativa onde as pessoas poderiam se organizar e desenvolver uma atividade em comum no intuito de colaborarem mutuamente.

No Brasil, a cultura da cooperação emergiu no final do Século XIX, com o surgimento do Movimento Cooperativista Brasileiro, reivindicado por funcionários públicos, militares, profissionais liberais e operários, para atender suas necessidades. Já as Cooperativas rurais surgiram em 1906, também no Rio Grande do Sul, formadas na sua grande maioria por imigrantes alemães e italianos, que trouxeram para o país a cultura do trabalho associativo de atividades comunitárias que são fortes e atuantes até hoje. Atualmente o Brasil possui 6.827 Cooperativas encontradas principalmente na Região Sul. Este foi um movimento que revolucionou e trouxe muitas benesses para toda a população.

Este movimento também ensina uma lição muito importante: Este trabalho realizado por muitas mãos pode se estender a todas os campos e esferas da vida. A ‘cooperação’ poderia ser um fator norteador da vida humana. A cooperação deveria ser uma premissa para quem vive em sociedade.
Por isso: Vida longa ao Cooperativismo!

Por: Priscila Nascimento
Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1585 de 04 de Julho de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui