Início Comunidade CREA-SC realiza homenagem a profissionais de destaque

CREA-SC realiza homenagem a profissionais de destaque

Entidade entregou medalha e diploma do mérito na última quinta-feira (12)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) realizou na noite desta quinta-feira (12) o reconhecimento de profissionais ativos, empresas, e personalidades já falecidas que são destaque na área de atuação da entidade. A solenidade do mérito catarinense aconteceu na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), em Florianópolis.

“O evento visa reconhecer profissionais que tenham se destacado na engenharia e na agronomia e geociências no estado de Santa Catarina”, disse o presidente do Conselho, Ari Geraldo Neumann. “Reconhecimento. Essa é a palavra e o objetivo final desta solenidade. Reconhecer é redescobrir, ter um novo olhar, é relembrar, é, acima de tudo, agradecer”, afirmou.

Ao todo, o CREA-SC homenageou sete profissionais ativos; dois profissionais in memorian; e uma empresa. Veja abaixo a relação dos premiados. O engenheiro civil e presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, falou em nome dos profissionais.

No discurso, disse que o “número de engenheiros está diretamente ligado ao desenvolvimento de um sociedade” e que quanto mais engenharia tem uma nação, mais riqueza possui. Além disso, lembrou que “a excelência dos profissionais é uma dos fatores do desenvolvimento”.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, representou o governador Carlos Moisés da Silva na solenidade e disse que “existe um descompasso na nossa valoração social”. Ele defendeu novamente a escolha de nomes técnicos para o Executivo e concluiu dizendo que “é o trabalho dos profissionais da engenharia que efetivamente constrói o nosso Estado”.

Os premiados:

Medalha de Mérito:

– Engenheiro agrônomo Milton Luiz Breda – CREA-SC – Proponente: Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro)

– Engenheira civil e de segurança do trabalho Cleusa Crepaldi – Proponente: Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest)

– Engenheira agrônoma Rosângela Costa Rodrigues Pasetto – Proponente: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea)

– Engenheiro mecânico Otávio Ferrari Filho – Proponente: Associação Catarinense de Engenheiros (ACE)

– Engenheiro civil Sílvio Edmundo Pilz – Proponente: Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste de Santa Catarina (Aeao)

– Engenheiro civil e presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) Mário Cezar de Aguiar – Proponente: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj)

– Engenheiro civil e de segurança do trabalho Bernardo Jacinto Damiani Tasso – Proponente: Instituto Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias (Ibape-SC)

Diploma de Mérito:

– Empresa Tupy S.A. – Proponente: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj)

Inscrição no Livro do Mérito (in memorian):

– Engenheiro agrônomo Edilson Luiz Palavro – Proponente: Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Irani (Aeagri) e Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (Seai)

– Engenheiro industrial e mecânico Ascânio Pruner – Proponente: Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj)

Balanço

Neumann também comentou sobre o aumento da procura por serviços dos profissionais do setor. “Já se nota uma recuperação pelo número de Anotações de Responsabilidade Técnica [ARTs] emitidas. E é um sinal de que a economia está reagindo e que está aumentando a demanda por parte de profissionais do nosso sistema”, disse.

“Os trabalhos de fiscalização também foram modernizados. Nós aparelhamos todos os profissionais com tecnologia de informatização e também de aparelhos e estão realizando uma fiscalização eficiente visando a proteção da sociedade contra o serviço de leigos nessa área”, afirmou.

O Conselho deve assinar nas próximas semanas um termo de compromisso com a Controladoria-Geral do Estado para auxiliar na fiscalização de obras públicas.

*Informações: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui