Asma Felina

m gatos, a asma é uma bronquite de origem alérgica, e o principal sintoma é a tosse, alguns gatos ficam mais quietinhos e respiram numa frequência mais rápida. Nem todos os animais é possivel escutar um chiado, principalmente quando o ar está saindo (expiração).
Qualquer gato pode desenvolver asma, mas os siameses costumam ser mais acometidos. Com relação à idade, geralmente são mais observados nos animais adultos (idade média de 4 anos).

O clínico considera um gato asmáticos baseando-se nos sintomas apresentados, no exame físico (auscultando o animal) e nos resultados de exames complementares.

A radiografia do tórax atualmente é a maneira mais rápida e barata de auxiliar o veterinário, mas alguns casos podem exigir um exame chamado lavado traqueal. Outros exames que podem ser necessários incluem a broncoscopia, que é como se fosse uma endoscopia das vias respiratórias, e exames de sangue.

Alguns gatos podem precisar de tratamento a vida toda, enquanto que outros somente durante as raras crises de tosse.

O tutor deve evitar que o gato seja exposto ao frio e agentes que causem alergia, como poeira, fumaça de cigarro, produtos em spray, pólen, granulados sanitários que soltem muito pó e produtos de limpeza com perfume.

Os medicamentos prescritos podem ser administrados por via oral, injetável (nas crises) ou por via inalatória, na qual é necessário o uso de espaçador para encaixar a bombinha. O tratamento é realizado com anti-inflamatórios e broncodilatadores, que dilatam os brônquios e aliviam a dificuldade de respirar.

Caso seu gato apresente algum desses sintomas, procure um médico veterinário, somente ele é capaz de diagnosticar e tratar de forma correta está doença, nunca medique seu gato sem a prescrição de um veterinário.

O prognóstico é bastante variável e depende da gravidade da doença. Na maioria dos casos o tratamento correto melhora drasticamente a vida dos gatos com asma, mas eventuais crises podem ocorrer, especialmente nos dias mais frios.

Por: Vanessa Barcarolo, Médica Veterinária, CRMV/SC 5411
Veterinária da Clínica Bicho Mania

*Coluna ‘Cuidados com Pets’ publicada no jornal ‘O Celeiro’, 1642 de 03 de Setembro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui