Valorização da Vida

Nesta semana nossa reportagem da Editoria de Saúde, traz um alerta sobre a importância de falar sobre o comportamento suicida, dentro da linha que vem apontando a Associação Brasileira de Psiquiatria, de que é preciso conhecer para prevenir.

Notícias sobre suicídio sempre foram tema de preocupação nos meios de imprensa, de como conciliar o dever de informar, sem provocar danos. Até pouco tempo era quase vedado noticiar ocorrências de suicídio. Muitos veículos de comunicação ainda optam por não divulgar o ato suicida. A preocupação é de estimular o ato em pessoas vulneráveis.

Acredito, porém, ao contrário, que pode-se prestar ajudar a pessoas que se encontram sob risco de suicídio. Neste sentido o ato de divulgar deve sempre ter a preocupação de informar, orientar e prevenir, com a colaboração de profissionais devidamente preparados para este fim.

Informar sobre os fatores de risco e que sim há como prevenir o suicídio. E mais, dar ênfase a valorização da vida, mostrando caminhos e meio pelos quais, quem está sob o risco poderá obter ajuda. Importante também informar sobre o acompanhamento da família, como auxiliar em horas de crise, a fim de inibir os fatores que podem contribuir para o ato suicida.

Em setembro é dado ênfase à Campanha Setembro Amarelo, que sensibiliza sobre a prevenção ao suicídio, com objetivo direto de alertar a população sobre esta realidade e as suas formas de prevenção.

A campanha também chama atenção que o suicídio é questão de saúde pública e que falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, são tarefas cotidianas, mas, neste mês, ganham sentido especial: de Valorização da Vida.

Hoje já é consenso que falar é a melhor solução. Muitas mortes poderiam ser evitadas se a informação de que se pode pedir ajuda e dividir o que se sente com alguém, fossem disseminadas.

É isto que a campanha Setembro Amarelo quer. Por isso, se informe, participe e leve consigo esta mensagem da Associação Brasileira de Psiquiatria: “Os números são muitos, mas apenas uma equação pode ajudar: informação + compartilhamento”.

Por Antônia Claudete Martins – Editora Chefe

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1496 de 14 de Setembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui