Segunda-feira , 28 Maio 2018
Home / Educação / Bem-estar animal

Bem-estar animal

Clínica do Curso de Medicina Veterinária da UNOESC prevê início das atividades na segunda quinzena de março.

Antonella Cordi

A Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Campus de Campos Novos, com a proposta de atender as demandas do curso de Medicina Veterinária e também da comunidade, prevê a instalação da Clínica Veterinária para atender animais de pequeno porte na segunda quinzena de março. A coordenadora da graduação, Médica Veterinária, Antonella Cordi explica que “um Hospital Veterinário tem que ter atendimento 24 horas e a universidade vai iniciar atendendo das 08h às 13hs, em meio período, por este motivo, inicialmente abriremos como clínica. À medida que aumentar o fluxo de clientes e serviços, nos adaptaremos, aumentando o horário e contratando mais profissionais especializados.”

A coordenadora acredita que assim que se formar a primeira turma do curso de Medicina Veterinária, instalado em 2015, seja possível o início do funcionamento com status de hospital, dando oportunidade aos residentes. Mesmo com status de clínica, esclarece Antonella Cordi, vários serviços especializados serão ofertados no atendimento aos animais, como eletrocardiograma, ecocardiograma, radiografias, ultrassonografias, cirurgias, serviços odontológicos, entre outros.

Antonella Cordi esclarece também que os preços a serem praticados pela Clínica Veterinária da UNOESC, serão os de mercado, observando que não serão oferecidas vacinas. “A nossa intenção não é competir com as clínicas veterinárias da cidade, vamos praticar os preços de mercado, a base será a mesma. Não vamos oferecer as vacinas previstas no calendário de vacinação dos animais, pois as clínicas da cidade já suprem esta demanda.”

A proposta é agregar, ressalta a coordenadora. Desta forma, convênios para os exames especializados serão oferecidos às clínicas locais e da região, assim como os exames laboratoriais. “Quatro laboratórios de prestação de serviços serão abertos ao público junto com a Clínica Veterinária: Necropsia animal, Microbiologia, Parasitologia e Análises Clínicas com todos os exames de protocolo”.

Para os exames de laboratório serão atendidos também animais de grande porte, explicou ainda Antonella, apenas os atendimentos veterinários serão direcionados a animais de pequeno porte no início das atividades. A perspectiva é que para os de grande porte, o atendimento veterinário já possa ser viabilizado no segundo semestre de 2018. A estrutura conta com um moderno centro cirúrgico e aparelhos de anestesia inalatória de última geração, UTI, ambulatórios, consultórios, sala de Raios X, entre outros.

Desenvolvimento regional e educação de excelência

“Nosso foco principal é o aluno, o médico veterinário que será formado pela Unoesc, oferecendo à comunidade profissionais competentes através de uma educação de excelência, que visa não só a formação técnica mas também humanista, cidadãos comprometidos com os problemas da comunidade na qual estarão inseridos”, disse a Médica Veterinária.

Além disso, como a Unoesc é uma universidade comunitária, observou a coordenadora, existe o compromisso com o desenvolvimento regional, por este motivo, alguns dos serviços que serão oferecidos por meio do Curso de Medicina Veterinária é pensando exatamente no que a região necessita. “Nosso foco não é concorrência, mas o desenvolvimento regional, buscando diferenciais, conforme as demandas regionais”.

Uma das demandas regionais, na qual a Universidade já está em tratativas inicias com a prefeitura de Campos Novos e outras da região, refere-se ao controle populacional de cães e gatos. “Em breve estaremos divulgando ações em parceria com as prefeituras, voltadas à esta questão” finaliza a professora e coordenadora Antonella Cordi.

 

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1515 de 08 de fevereiro de 2018.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *