Aproveitando a oportunidade

Cego é quem não percebe quantas lições a natureza pode ensinar. A agricultura, atividade existente há anos, se desenvolveu e hoje sustenta milhões de família, mas continua sendo uma atividade natural, que mesmo com toda a tecnologia do mundo, ainda assim é dependente de fatores climáticos que podem ou ajuda-la ou prejudica-la.

Não sei se já deu para perceber, mas a cada semana uma, duas ou três matérias são escolhidas como destaque no editorial, porém, mais do que analisar (não que isso nunca tenho sido feito), é importante extrair lições de tudo ao redor. Como já dito, a natureza, o que inclui todos os seres vivos, são uma grande prova da capacidade de adaptação. Na matéria de capa abordamos as culturas de inverno. Do ponto de vista econômico é uma excelente opção para lucrar um pouco mais, e isto é excelente. Os produtores estão de parabéns por aproveitar a oportunidade, ao invés de simplesmente cruzar os braços enquanto esperam o verão.

É sobre essa visão racional e ativa diante das circunstâncias que dá o que pensar. “O tempo está frio, vamos descansar nossas mãos, logo plantaremos novamente. Há riscos de geadas, podemos perder produções” … É uma infinidade de desculpas que podem impedir boas conquistas. É assim no campo, é assim na vida.

Já deu para perceber que não se trata apenas da agricultura, é sobre saber aproveitar a oportunidade, mesmo quando parece que não há oportunidade. O bom semeador trabalha noite e dia, e não cansa sua mão, seja em época favorável, seja em época dificultosa. Que tipo de semeadura estamos fazendo? Esperamos as facilidades caírem de paraquedas na nossa frente? Se as oportunidades não surgem, vá até elas. Aproveite até mesmo os momentos adversos para agir. Seja forte, adaptável e inteligente como a natureza, e lembre-se: o melhor momento é o Hoje e o Agora!

Por: Priscila Nascimento, Jornalista

*Editorial publicado no jornal “O Celeiro”, Edição 1685 de 25 de Julho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui