O que Campos Novos Precisa? – Rui Tomazoni

Rui Jorge Tomazoni

Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?
A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião dessas personalidades sobre o que é necessário para o progresso da cidade. O entrevistado desta semana é Rui Tomazoni.

ENTREVISTA

  • Jornal O Celeiro: Prestes a completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?

Rui Tomazoni: Campos Novos evoluiu principalmente no setor imobiliário, nos últimos anos estamos vendo diversas construções como prédios e residências, onde se deu uma outra aparência para a cidade. Outras áreas também houve algum crescimento, mas o maior foi na área de construção.

  • O Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.

Rui: Durante a gestão do Nelson Cruz e do Vilibaldo, eles fizeram acesso a todos os bairros da cidade, onde melhorou bastante a acessibilidade. Além do incentivo ao esporte através da construção de ginásios, principalmente no interior do município. Nas atuais administrações, duas avenidas foram construídas, a Avenida Belincanta Neto e a Avenida JK, mas ambas muito mal feitas. A Belincanta Neto não se tendo condições de entrar um ônibus e na JK a obra foi longa, com muitos serviços feitos e em seguida desmanchados, o que resultou na colocação de muito dinheiro em contratos aditivos pela demora da conclusão da obra e resultou em um grande desperdício do dinheiro público e o povo de Campos Novos foi quem pagou esse prejuízo. Algo muito negativo também que destaco das últimas duas administrações são os financiamentos, “pacotões”, dois financiamentos foram realizados para construção das duas Avenidas citadas anteriormente, e um financiamento no valor de 6 milhões para a aquisição de máquinas, esse achei importante e votei a favor vendo a situação do nosso maquinário sucateado, mas os outros fui contra pois a Prefeitura ficou com dívidas para os próximos 20 anos, que entre os juros deverá alcançar entre 60 a 70 milhões de reais e os novos prefeitos terão mais esse grande compromisso.

  • O Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?

Rui: Os investimentos necessários é de que sejam contratados mais técnicos para a Secretaria de Agricultura, para realizarem trabalhos de assistência técnica aos produtores, através de convênios com a Epagri, para que se possa dar uma maior sustentação para o Agro. E principalmente estradas em boas condições, além de máquinas para realizar serviços no interior, que muitas vezes os agricultores precisam e não é realizado. Desde os pequenos aos grandes produtores, quando chega a época da colheita sofrem não tendo como escoar a sua produção devido as condições ruins das estradas, então eu vejo essa necessidade de melhoria nas estradas e investimento em máquinas, pois estamos mal nesse setor.

O Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?

Rui: Destaco a educação e a saúde, mas precisam de mais investimentos, como segurança nas escolas e melhoria nos atendimentos.

  • O Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?

Rui: O setor mais fraco são as nossas estradas, estão muito ruins já a muito tempo, às vezes por consequência do tempo, mas não só por esse motivo, precisamos que seja feito um investimento em máquinas para que o município possa fazer um trabalho melhor e também na contratação de alguns serviços de maquinário terceirizado para atender a todas as comunidades do município. Os moradores do interior do município têm seus carros sendo desgastados, algumas estradas em algumas localidades são muito estreitas, impossibilitando a passagem das máquinas para fazer a colheita.

  • O Celeiro: O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?

Rui: Como citei anteriormente, a educação e a saúde funcionam. O que não funciona, além das estradas, é o nosso setor habitacional, foi prometido a construção de 400 casas, mas ainda não foi feito nada nesse setor, temos muita gente que além de ganhar pouco, só um salário mínimo, ainda tem que pagar aluguel caro. Sendo esse setor um dos piores aqui do município.

  • O Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?

Rui: Campos Novos tem lagos que podem ser explorados, além de muitos outros locais que podem ser utilizados no turismo, na construção de hotéis, na realização de cavalgadas, poderiam ser mais aproveitados para que também o município se desenvolvesse junto. E voltando a falar, algo básico que precisa para o turismo se desenvolver são boas estradas, bons acessos até os pontos turísticos. Temos muitos lugares bonitos como o Aguapé, Palmeira, São Simão, São Franscisco entre outros, mas o acesso é muito ruim, e os turistas não vão sair de suas casas a passeio para passar por situações ruins e não encontrar uma estrada boa até o destino que é o básico que o município pode oferecer.

  • O Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?

Rui: Nesses meus quase 30 anos como vereador, vejo que o nosso município começou a inchar demais e os recursos são destinados com gastos relacionados a folha de pagamento, onde algumas atividades que poderiam ser realizadas com seis pessoas é contratado dez para poder acolher muita gente na Administração e cumprir os compromissos políticos. Assim não sobra dinheiro para investimentos, só se tem dinheiro quando vem uma emenda, mas do município ultimamente sobra muito pouco, se enxugasse a máquina, poupando alguns recursos pode ser utilizado para se investir em outras áreas. Como na construção de creches, escolas, praças, melhorias na cidade, ações através da Assistência Social. É necessário enxugar a máquina, realizar um serviço bem feito e menos desperdícios, tenho visto muitos veículos da prefeitura sendo utilizados sem necessidade, tudo isso gerando um alto custo de combustível e desgaste nos carros da Administração.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1818 de 29 de Fevereiro de 2024.

2 COMENTÁRIOS

  1. A cidade de Campos Novos precisa de mobilidade pra todos os moradores o transporte que circula dentro da cidade deveria ser percurso pra comunidade vizinhas por que tem pessoas que não tem carro e precisam fazer compras 🛍️ e resolver algo vir fazer consulta médica á Campos Novos ficam sem esse tipo de mobilidade vocês tem que evoluir nesse segmento pra ontem.Desde já agradeço a atenção e gentileza de colocar em prática isso vai fomentar a cidade em vários setores e trazer mais investimento pra melhorar a qualidade de vida de todos 2024 a evolução tem que existir.

  2. Esse tipo de transporte deveria ser utilizado todos os dias com preço assecivel R$4.50 exemplo de Campos Novos a Erval velho pra ajudar as pessoas carentes que não possuem carro pra se locomover no dia a dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui