Secretarias de Educação e Assistência Social promovem caminhada contra Exploração Sexual

Alunos participam da Campanha “Faça Bonito” contra a Exploração e Abuso de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio a Secretaria de Educação e de Assistência Social de Vargem participaram de caminhada em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A Campanha faz parte do programa “Faça Bonito” do governo federal, que instituiu a data para sensibilizar a sociedade ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada de Vargem teve a participação de todas as escolas do município e contou com mais de 300 crianças que fizeram a caminhada empenhando cartazes com frases de apoio a causa.
No município existem pouquíssimos registros de casos envolvendo abuso e agressão sexual, mas a caminhada é para prevenir que casos venham a acontecer. A Campanha veio sendo lembrada durante toda a semana nas escolas, dias antes da caminhada os alunos participaram de concurso onde cada criança representou por meio de desenho como elas viam essa questão da agressão infanto-juvenil.

O tema deve ser levado a sério e ser de grande interesse para pais e gestores, pois o abuso infantil pode deixar cicatrizes para o resto da vida. A Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação também preparam um folheto de divulgação falando sobre os riscos, prevenção e comportamentos característicos de crianças que já foram abusadas. Mudanças de comportamento no contexto familiar, diminuição do rendimento escolar, medo de algumas pessoas ou lugares são algumas das atitudes das crianças que os pais devem observar.

Servidores da Secretaria de Obras participaram de Curso de Manutenção preventiva de Máquinas

Servidores são instruídos a utilizar e conservar melhor as máquinas e veículos da secretaria de obras

Agostinho da Silva Passos

A Secretaria de Obras de Vargem promoveu um curso de 16 horas voltado aos servidores que trabalham com máquinas e veículos pesados. O objetivo do curso é capacitar os servidores a trabalharem de modo correto e eficiente, evitando danos e acidentes, conscientizando-os da necessidade da manutenção preventiva e periódica dos veículos.

O secretário de obras Agostinho da Silva Passos também participou do curso dando o exemplo para os demais. O secretario elogia os servidores pelo trabalho que é feito, mas defende a realização do curso para alertar os servidores a terem um cuidado maior com as máquinas. “Ás vezes o uso errado pode causar algum problema nas máquinas, então queremos aumentar em conhecimento para conservá-las”, disse.

Atualmente o município possui três moto-niveladoras, duas retroescavadeiras, um rolo compactador, três caminhão-caçamba e uma escavadeira. O maquinário precisa estar sempre em boas condições porque as obras da prefeitura são realizadas constantemente. Agostinho relatou que nos últimos dias os trabalhos foram intensos, pois muitas obras foram concluídas, como a da ponte de São Sebastião do Torto. “As obras não param. E ainda tem mais obra pela frente”, afirma.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1530 de 24 de maio de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui