Segundo foco do mosquito Aedes aegypti é encontrado em Campos Novos

O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e a Chikungunya

 Vigilância Sanitária registrou hoje o segundo foco do mosquito Aedes aegypti em Campos Novos. Desta vez o foco foi encontrado por um morador do bairro Boa Vista. Após localizar o foco perto de sua residência, o morador levou o mesmo para a Vigilância Sanitária que encaminhou ao Controle de endemias e confirmou a presença do mosquito transmissor de várias doenças.

O primeiro foco foi encontrado há cerca de três meses em uma das mais de 100 armadilhas monitoradas. A iniciativa é realizada pelo Controle de Endemias que faz testes para verificar a presença do mosquito, mas a ação é totalmente controlada pela Vigilância. Diferente do primeiro foco, este segundo é mais preocupante, pois foi encontrado em um terreno baldio, em garrafas jogadas no lixo contendo água parada. Este fato é um alerta aos moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar situações que favoreçam o aparecimento de focos.

As agentes de endemias e agentes de saúde já iniciaram as atividades de visitas domiciliares em um raio de 300 m a partir do foco onde foram encontradas as larvas do mosquito. Estas vistorias têm por objetivo orientar os moradores e verificar se há outros focos na área.

A Vigilância Sanitária também auxiliará as atividades das agentes quando forem encontradas situações críticas, em que não haja colaboração de moradores ou onde haja grande risco de proliferação de mosquitos vetores de doenças. Nestes casos os proprietários dos imóveis serão autuados e responderão a processo na Vigilância Sanitária por estarem colocando em risco a saúde da população.

Informações Vigilância Sanitária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui