Copermap leva conhecimento e oportunidades ao produtor

Ao longo dos anos cooperativa tem se consolidado na região e evoluindo para trazer cada vez mais inovações para o homem do campo.

Expositores organizados, produtos e plantações experimentais expostas e muita novidade e tecnologia aguardavam os visitantes do 8° Dia de Campo da Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária (Copermap), que aconteceu na última sexta-feira (6), em Brunópolis, trazendo 20 expositores entre eles cooperativas de crédito, empresas de sementes, de tecnologias e de defensivos agrícolas. Jaison Passos, presidente da cooperativa, comemora mais uma edição do dia. “Este é um momento muito especial para a Copermap, pois estamos com preparativos à frente dos eventos anteriores, temos cultivares de soja, de milho, outras tecnologias. Queremos que os produtores rurais levem as suas propriedades o aprendizado e o conhecimento disponível no nosso campo experimental e com isso juntos tenhamos melhores resultados no dia a dia e nos negócios. Temos aqui uma oportunidade de negócios ímpar aonde teremos diversos produtos em condições especiais, entre eles contratos de soja e milho, bem como outros produtos que fornecem uma vasta opção para os produtores”, disse.

Nestes oito anos percebeu-se a evolução tanto na organização do evento quanto em novas tecnologias e inovações para alavancar o setor agropecuário. Jaison Passos relembra o início e fala sobre o crescimento vivenciado nesse período. “Nos oito anos evoluímos bastante, isso tem sido gradativo assim como o desenvolvimento da cooperativa nesse tempo. Percebemos maior fidelização do cliente, associados e mais participação nos encontros e eventos, porque sempre temos algo novo para mostrar e mais conhecimento para disseminar e levar isso de forma objetiva no dia a dia no campo. O Dia de Campo da Copermap é algo que acontece na propriedade e não apenas uma vitrine de produtos, é um dia objetivo com uma mensagem de aprendizado do que fazemos costumeiramente”, explicou Jaison.

Enquanto cooperativa, a Copermap tem buscado aprimoramento para oferecer o suporte necessário para que os associados tenham boas condições de trabalho e os meios necessários para lidar com dificuldades que possam surgir. Em 2019 a Copermap investiu mais de R$ 1 milhão em obras para melhor receber a produção dos associados. Para este ano não está programado nenhum investimento, apenas serão organizadas mais atividades voltadas ao associado, mas para os próximos anos os investimentos serão retomados.

Apesar de todos os empenhos, o agronegócio vivencia um momento atípico em que as condições climáticas têm causado efeitos negativos à cadeia produtiva. Jaison Passos destacou algumas dificuldades enfrentadas pelos associados da Copermap. “Estamos passando por um momento difícil, um período de estiagem longo, em que o clíma interferiu o desenvolvimento do agronegócio. Tivemos perdas significativas de produtividade de algumas culturas, como soja e milho, com isso nossos produtores terão menos receita e dificuldade em seguir os negócios. Porém a cooperativa está aqui para ajudá-los a se desenvolver e buscando alternativas para se sobressair nos momentos difíceis, que são momentos de grande aprendizado para todos. Buscamos linhas de crédito para a cooperativa para que os mesmos continuem investindo, produzindo e desenvolvendo o agro”, enfatizou. Jaison, em seu discurso pontuou outro problema que tem refletido no agronegócio em todo mundo, que é a questão do surto mundial do coronavirus. “Essa situação tem influenciado a parte de mercados de commodities, e conseqüentemente o mercado de fertilizantes e defensivos. E poderemos ter mais problemas de logística pela frente”, ponderou. Apesar das preocupações, o presidente ressaltou que o Dia de Campo é uma oportunidade, não apenas de negócios, mas também de discutir e falar sobre as potencialidades e desafios que surgem. Todos os presentes puderam aproveitar a ocasião para conhecer, conversar, fazer negócios e aumentar em conhecimento.

Assembléia Copermap

Recentemente a Copermap realizou a Assembléia Ordinária, momento importante para todos os associados. “Nós fizemos a prestação de contas para os associados e vimos que em 2019 tivemos os melhores resultados. Esse crescimento e desenvolvimento nos orgulha. Também tivemos um crescimento no número de associados. Os associados são presentes e participativos junto a cooperativa e isso nos da segurança para continuar traçando mais metas e se desenvolvendo juntos. Traçamos trabalhos que serão de desenvolvidos durante 2020, entre eles este Dia de Campo que estamos realizando. Teremos outros eventos no decorrer do ano”, contou.

A Copermap atende Brunópolis, Vargem e São José do Cerrito e uma parte de Campos Novos e de Curitibanos. A atuação da cooperativa nessa região tem sido significativa para o melhoramento e progresso do agronegócio na região, conforme disse Jaison. “Essa região vem crescendo ano a ano principalmente em termos de produtividade. Com a chegada da Copermap tivemos um aumento na produção em cerca de 10 a 15% em dois anos, devido a informação técnica mais adequada para o produtor”, concluiu.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1617 de 12 de março de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui