Cultura intencional e não intencional na empresa

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre cultura empresarial. Consultores, treinadores, palestrantes e até livros falam sobre essa “celebridade”: a Cultura Empresarial.

E sobre Código de Cultura Empresarial, já ouviu falar? Sua empresa tem? Vivencia? Contrata e demite em função dele? Adverte e cobra resultados baseado nele?

Você sabe exatamente o que significa uma cultura empresarial e como se constrói um código de cultura? Como se vive e se propaga tudo isso dentro de uma empresa? E por que se fala em cultura intencional e não intencional?

Cultura é um modo de viver e se relacionar dentro de um ambiente, uma comunidade, um círculo fechado, que no caso aqui é a empresa.

A estruturação e a implantação de uma cultura em um ambiente, começa pela forma como as pessoas vivem e se comportam, agem e reagem, solucionam problemas e lidam com feedbacks.

Imagina sua casa. Tem brigas ou vivem em paz. Todos comem no mesmo horário sentados à mesa ou cada um come quando tem fome, se reúnem, se abraçam, se beijam ou nem se olham, conversam ou gritam uns com os outros? Dependendo da forma como vivem, é a cultura e normalmente é implantada de forma não intencional, cada um seguindo a vida do jeito que sempre fez e os novos membros vão nascendo e se adaptando.

Agora vamos para a empresa: se todos que chegam vão se adaptando a ser do jeito que os outros são e agir da forma que todos agem, porque “aqui sempre foi assim”, é a forma de viver uma cultura não intencional e ela muitas vezes é tóxica.

No entanto, quando existem regras e protocolos descritos e definidos intencionalmente, os comportamentos e a forma de agir são baseados nos valores da empresa e dados a conhecer a todos, podendo demitir alguém quando violar algum valor, por exemplo, é uma cultura intencional. Tendo essa cultura implantada, a empresa tem indicadores e padrões para avaliar, medir, e manter ou demitir as pessoas.

Como fazer isso na prática?

  1. Educando os empresários sobre a importância da cultura intencional;
  2. Definindo claramente regras, normas, padrões de comportamentos, missão, visão e valores, fazendo “correr na veia” como se essa fosse a única forma de existir da empresa;
  3. Entender de pessoas e treiná-las.

“A cultura de uma empresa é o que acontece quando o chefe não está na sala.” – Ricardo Magalhães.

Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora, Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1664 de 18 de fevereiro de 2021.

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