“Prevenir é melhor que remediar”

Clínica de Vacinas Campos Novos realiza vacinação contra a gripe.

A Clínica de Vacinas Campos Novos, presente no município desde o ano de 2013, vem oferecendo imunobiológicos (vacinas) para diversas idades abrangendo desde o recém -nascido até o idoso, sempre acompanhando o esquema nacional de vacinação promovido pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM).

Segundo Beatriz Cadore, sócia proprietária da clínica “Anualmente promovemos a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Nesta campanha a clínica trabalha com 2 tipos de vacinas Cepas Hemisfério Sul, atualizadas anualmente.”

A vacina Trivalente: a) vírus Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; b) vírus Influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e c) vírus Influenza B/Phuket/3073/2013.

– Tetravalente: considerada a combinação dos três tipos de cepas da trivalente mais o Influenza B/Brisbane/60/2008.

Beatriz ressalta que “A infecção pelo vírus da gripe representa um impacto médico, epidemiológico e econômico substancial. O setor público oferece vacinas contra gripe para os grupos de risco. Já o setor privado oferece a vacina contra gripe para bebês a partir de 6 meses até ao idoso”.

A gripe ocorre, geralmente, entre novembro e março no Hemisfério Norte e entre abril e setembro no Hemisfério Sul (meses frios locais), pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano).

“O surto de gripe – Influenza 2018 que tomou conta dos Estados Unidos é um alerta para os brasileiros que ainda irão passar pela estação mais fria do ano.. O vírus que está se espalhando é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A”, comenta Beatriz.

Beatriz Cadore e Cristiane Gavazzoni Di Domenico

Segundo Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), explica que tanto o H1N1 como o H3N2 são tipos de influenza que circulam constantemente no Brasil. Segundo ela, as variações são igualmente graves. “Não tem mais grave e nem menos grave.”

A imunização para gripe no Brasil começa entre março e abril, antes da chegada do inverno para que o organismo já possa reagir e formar anticorpos contra a gripe antes que os vírus da influenza se repliquem, aumentando o risco de contaminação na população .

Cristiane Gavazzoni proprietária do Laboratório Gavazzoni e sócia proprietária da Clínica de Vacinas Campos Novos informou ao Jornal “O Celeiro” que: “O quadro clínico da influenza costuma ser mais grave. Ocorrem febre alta, calafrios, dor de garganta, tosse, mialgias e cansaço. As complicações mais temidas são pneumonia viral ou bacteriana, síndrome da angústia respiratória (SARS) e, nos casos mais graves, óbito. As complicações ocorrem de forma mais grave em crianças abaixo de 5 anos, idosos, gestantes e puérperas (pós-gravidez) e pessoas com patologias crônicas”.

Segundo Beatriz Cadore para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. “Procure utilizar lenços descartáveis, evite tossir nas mãos, que são veículos de transmissão, lave sempre bem as mãos com água e sabão e use papel-toalha, evite lugares fechados e com grande número de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal. A vacinação é uma das formas de prevenção mais eficientes, é indicada a partir dos 06 meses de vida”.

Para as empresas, as campanhas de vacinação contra a gripe são a base dos programas de prevenção à saúde dos seus funcionários, evitando até 60% a menos de faltas no trabalho.

Sobre a Clínica de Vacinas Campos Novos

A Clínica conta em seu Corpo Clinico com a enfermeira Beatriz Cadore, com capacitação em sala de vacinas, com o médico Francisco Solano Braga Ramos e a farmacêutica Cristiane Gavazzoni Di Domenico.

Tem por missão e compromisso: oferecer à população vacinas de qualidade, sempre trabalhando com laboratórios reconhecidos mundialmente; Receber e armazenar as vacinas em local apropriado, refrigerado e com todas as certificações e alvarás necessários comprovando que as vacinas permaneçam com a mesma qualidade do laboratório de origem; Atender a população em local privativo e apropriado com profissionais capacitados para a aplicação e armazenamento; E, também, oferece o serviço diferencial de pós-aplicação, em que qualquer dúvida ou reação vacinal terá o acompanhamento do médico responsável.

Cristiane Gavazzoni falou sobre os efeitos da vacina. “Os efeitos mais comuns da vacina contra a gripe ocorrem já no local da aplicação. São relatados, muito eventualmente, casos de dor local, endurecimento e vermelhidão, que podem durar até 48 horas. Mais raramente a vacina ocasiona reações sistêmicas, como febre e dores musculares. Se a pessoa estiver com gripe o paciente também pode tomar a vacina, desde que não se esteja com febre. Porém, é importante lembrar que a vacina não vai aliviar os sintomas da gripe já instalada. O objetivo de tomar a vacina contra gripe é prevenir novos casos quando houver um surto. Se a pessoa já estiver contaminada com o vírus, a dose não vai fazer efeito contra essa infecção”.

Vírus Influenza

A infecção pelo vírus da gripe representa um impacto médico, epidemiológico e económico substancial. O Setor público oferece Vacina Contra Gripe para os grupos de risco. O Setor Privado oferece a Vacina Contra Gripe para bebês a partir de 6 meses até o idoso.

A Campanha de Vacinação da Gripe compreende o período em “vários estágios”:

1º Estágio: Melhor período para receber a vacina , pois tem menos vírus em circulação. Lançamento: A clínica receberá o primeiro lote de vacinas direto do laboratório GlaxoSmiteKline vacinas tetravalentes, essas vacinas são as mais procuradas pela população pois chegam cedo ao mercado, garantindo a população a imunização antecipada.

2º Estágio: Período Critico: Recebimento das vacinas trivalente e tetravalentes de outros laboratórios, Opção de escolher entre o TIPO de vacina e Laborátorio . A população tem direito de ser informada sobre as diferenças.

3º Estágio: Vantagem para as pessoas que já estão imunizadas. Final da campanha: Período em que o vírus influenza continua em circulação acometendo pessoas de todas as faixas etárias conforme dados epidemiológicos de mortalidade .

Valores

Os valores das vacinas variam a cada ano dependendo da produção de cada laboratório, e a cada “estágio “ acima mencionado, começando com valor maior motivados pela maior qualidade de imunização, e com o passar do tempo e com a chegada de outras vacinas como trivalente e de outros laboratórios farmacêuticos a tendência é com que o valor diminua. Assim a proposta de valores da clínica é conforme os estágios acima citados depende de uma variável do mercado ,Período/Quatidade das doses disponibilizadas ,além da situação epidemiológica dos casos de Gripe.

*Reportagem publicada no Jornal “O Celeiro”, Edição 1521 de 22 de março de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui