Campanha “Junho Vermelho” incentiva doação de sangue

20150609-DZ7-SITE-BLOG-Junho-vermelhoO mês de junho é marcado pela campanha Junho Vermelho que pretende incentivar as doações de sangue em várias cidades do país. No período de inverno as doações aos estoques de sangue nos hemocentros do país costumam cair muito, em até 30%.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo. O Dia Mundial do Doador de Sangue que foi comemorado na última terça, 14 de junho.

Em Santa Catarina, o Hemosc vai fazer algumas ações a fim de aumentar os estoques de sangue que estão baixos no período do inverno. Em material disponibilizado pela assessoria de comunicação do governo de Santa Catarina, a assistente social do setor de captação de doadores do Hemosc, Claudia Lima, explicou algumas razões para a queda de doação.

“A gente atribui à questão do frio, porque as pessoas ficam às vezes mais receosas e isso acaba contribuindo de uma forma negativa. Se fez a vacina tem que esperar um tempo, se estiver com alguma crise de rinite ou sinusite tem que aguardar ou se estiver tomando algum medicamento. A gente também vem de uma situação que ainda estamos enfrentando que é o mosquito da dengue, o zika e a chikungunya e há restrições que são passadas pela Vigilância Epidemiológica quanto à inaptidão de doadores”, esclareceu Claudia.

Para ser doador é preciso: Ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação realizada antes dos 60 anos; Pesar mais de 50 kg; Estar saudável; Não possuir risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue e levar documento oficial com foto. Os doadores menores de 18 anos, acompanhados pelo responsável legal, devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação. Caso esteja desacompanhado, deve levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.

Na região, as doações podem ser feitas ao Hemocentro Regional de Joaçaba, que funciona de segunda a sexta-feira das 10hs às 18h30min.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1432 de 09 de Junho de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui