Projeto Teatro Circula-Dô / Cultura Popular Regional 2017 está em Campos Novos

A partir desta segunda-feira, 21 de agosto e até o dia 05 de setembro, Campos Novos recebe mais uma edição do projeto Teatro Circula-Dô /Cultura Popular 2017. O projeto é desenvolvido pela Associação de Arte e Cultura Circula-Dô com sede em Lages, que trabalha com produção artística em teatro de formas animadas e teatro de rua com base em cultura popular, projetos de inserção de arte em comunidade, projetos de pesquisa e registro de cultura popular. Com sua ação continuada de 20 anos de atuação já atendeu a mais de 120 municípios em 05 estados brasileiros e o Distrito Federal, chegado a um público estimado de 280 mil pessoas.

O Projeto Teatro Circula-Dô/ Cultura Popular Regional promove um conjunto de atividades  dentre elas: apresentações e performances  de teatro e contação de histórias, exibição de cinema, Oficinas do Imaginário popular em escolas da área rural, Oficinas de Memória com grupos de terceira idade e clube de mães e Roda de Contadores de Histórias.

Em Campos Novos o projeto atenderá a 09 escolas rurais, Escola Maria Delavi Becker, Carlotina C. Antunes, São Simão, Encruzilhada, São José, 30 de Outubro, Guarani, Pinhal Preto e Corredeira. Também atenderá aos Grupos de terceira idade e Clube de Mães das localidades de São Simão, Encruzilhada e Corredeira.

Em uma parceria com o Museu Caipora Viu de Benito Zandoná realizará na sexta-feira, dia 25, uma primeira Roda de Contadores de História. Trata-se de um encontro de diversos contadores de histórias da região que representem um panorama da tradição oral no município.

Entre os objetivos do projeto estão promover a fruição por parte da população da produção artística desenvolvida pelo Teatro Circula-Dô com base na cultura popular; a promoção de ações que reconheçam e valorizem os elementos de tradição oral, religiosidade popular e das personalidades detentoras desses conhecimentos e memórias da cultura popular em cada município; a realização de  ações pontuais de pesquisa e registro em escolas rurais, em grupos de terceira idade e clube de mães; a promoção de encontros  de gerações entre  contadores de histórias, benzedeiras,  antigas parteiras, gaiteiros e trovadores e estudantes para repasse de conhecimentos sobre a  cultura popular na região.

O Projeto Teatro Circula-Dô/Cultura Popular Regional 2017 tem a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Cultural Camponovense, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Biblioteca Municipal Luiz Henrique da Silveira e do Museu Caipora Viu e é patrocinado pela ENERCAN, junto ao Ministério da Cultura, Governo  Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui