Roda de conversa em Campos Novos trata de acolhimento de crianças e adolescentes

João Luiz de Carvalho Botega

Foi realizada no auditório da Biblioteca Pública Municipal Luiz Henrique da Silveira nesta quarta-feira, em Campos Novos, Roda de Conversa tratando do tema “Acolhimento Institucional e Familiar de Crianças e Adolescentes”. O evento é realizado pela AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina), AMURC (Associação dos Municípios da Região do Contestado, AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense) e FECAM (Federação Catarinense dos Municípios).

A Roda de conversa foi aberta às 08h30min e encerrou às 16hs tendo como público alvo prefeitos, secretários (as) de assistência social, trabalhadores do SUAS, conselheiros tutelares, conselheiros de direito e promotores.

Entre os temas tratados estão a Proteção Integral e Convivência Familiar e Comunitária, tendo como facilitador o Coordenador do Centro de Apoio à Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina, João Luiz de Carvalho Botega. De acordo com o promotor, independentemente do suporte que tem, a família é vista, no atual contexto, como a principal responsável pela proteção à criança e ao adolescente e pela inserção desses sujeitos a uma determinada cultura, valores, normas e condutas. É vista como o espaço privilegiado e indispensável para a garantia da sobrevivência, desenvolvimento e proteção integral dos filhos. “Haja vista o exposto, considera-se a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, como indivíduos que necessitam ser protegidos em sua integralidade, assim como há a necessidade de se fortalecer os vínculos familiares de maneira a mantê-los em família, com afeto, proteção e cuidado”, ressalta.

O evento também tratou do tema Concepções e Modalidades de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e a Regionalização de Serviços com Janice Merigo, Assistente Social da FECAM. A roda de conversa trouxe também discussões sobre Reordenamento dos Serviços de Acolhimento, Metodologia de Implantação do Serviço de Família Acolhedora junto aos municípios no passo a passo, entre outros temas, além de dinâmicas de grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui