Cultura difundida nos bairros e zona rural de Campos Novos

Campos Novos conta com mais um projeto cultural para atender a população.

Visando a ampliar e difundir a cultura no município, o Projeto Cultura nos Bairros e Comunidades Rurais foi lançado pela Fundação Cultural Camponovense na sexta-feira, 02. O programa propõe-se a levar aulas de música e dança para diversas localidades de Campos Novos, como Encruzilhada, Dal Pai, Pacheco, Aparecida, Jardim Bela Vista e Boa Vista.

A segunda-feira, 05, marcou o início das aulas, que atenderão crianças a partir de 5 anos de idade até os idosos. “É um pedido antigo do prefeito que esses projetos chegassem às comunidades mais distantes pela dificuldade que as pessoas principalmente da área rural tem do acesso à Cultura, mesmo que sejam as modalidades mais básicas. Então por isso lançamos este programa, estamos trabalhando em parcerias com a Secretaria de Assistência Social e Centro de Convivência dos Idosos e demais comunidades. A nossa expectativa é grande, pois no primeiro contato que tivemos nas comunidades rurais a aceitação foi positiva”, afirmou a Superintendente da Fundação Cultural, Marli Becker.

Marli também destacou as parcerias estabelecidas. “Se não fossem as parcerias não seria possível a Fundação Cultural realizar este tipo de projeto. Recursos pela Fundação Cultural não existe uma dotação que prevê esse tipo de trabalho de Campos Novos. Fomos buscar por meio da Copercampos que nos aportou com dois professores, da Coocam, que por meio da Sescop também patrocina o projeto. Agora estamos aguardando retorno da Coaccer que também se mostrou positiva ao aporte de um professor , a Rádio Cultura que é nossa parceria e estamos abertos a novas parcerias, porque nós precisamos disso, pois a Cultura hoje está sendo mais incentivada pela iniciativa privada do que pelo próprio governo, seja federal ou estadual”, reforçou Marli Becker, observando que as parcerias foram viabilizadas com a iniciativa privada por meio de chamamento público.

No Ibicuí serão oferecidas aulas de danças tradicionalistas. Em Encruzilhada, Dal Pai, Bairro Boa Vista/Cohab e Centro de Convivência Padre Quintilho Costini, serão aulas de instrumentos musicais. Junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que abrange Bairro Aparecida, Residencial Colina das Flores e Conjunto Habitacional Integração, serão aulas de instrumentos musicais e teatro. “Nas aulas de instrumentos musicais, os alunos terão oportunidade de aprender teclado, acordeon, violão e vários outros”, afirmou a Coordenadora de Projetos da Biblioteca Pública Municipal, Roscely Scheffer Silva.

A Assessora de Educação da Escola de Ensino Fundamental Rafael Dal Pai, Maria Bernardete Rossdeutscher, falou da importância de levar cultura às comunidades rurais de Campos Novos. “Eu acho importante, os alunos precisam porque eles não tem outro meio, outro centro que eles possam participar, vai ser ótimo, tanto a música, quanto a dança. A música é vida, então vai ser bem importante para a comunidade em si, porque demanda existe. Com estes projetos nossos jovens não vão procurar outros caminhos que podem vir a ser prejudiciais, além de contribuir muito com a educação”.

Além do novo projeto, as aulas de música na Casa da Cultura iniciam na Segunda Semana de Março e continuarão atendendo toda a população, sendo que neste ano, haverá novidades nas modalidades dos cursos oferecidos, de piano e técnica vocal. As inscrições aos projetos das oficinas culturais ficam abertas durante todo o ano.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, edição 1519 de 08 de março de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui