Campos Novos decreta Situação de Atenção devido a paralização dos caminhoneiros

Na tarde desta Terça-Feira (29), a administração Municipal decidiu Decretar Situação de Atenção (Decreto nº 8.024/2018) em razão de diversas situações que estão trazendo prejuízo à diversos setores no Município de Campos Novos, em especial no meio rural. A decisão foi tomada após tratativas com produtores rurais, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura, e o Setor Administrativo da Prefeitura, devido à paralisação dos caminhoneiros, após avaliar a situação de momento e as consequências da paralização nos próximos dias.

O levantamento da situação das propriedades iniciou no Domingo (27), com a Defesa Civil de Campos Novos e Secretaria de Agricultura. O prefeito Silvio Alexandre Zancanaro, manteve o contato com o responsável pela fábrica de rações da BRF de Catanduvas, na tentativa de viabilizar a entrega de rações nas propriedades que já estão sem alimentação para os frangos. Também foi conversado com as empresas responsáveis pela recolhimento de leite para avaliar a possibilidade de coletar nas propriedades.

Estamos decretando Situação de Atenção no Município, pois alguns dados nos mostram que atualmente mais de 60 mil litros de leite por dia estão sendo desperdiçados. A situação da produção de frango é uma das mais preocupantes, pois já há falta de ração, prejudicando os agricultores e produtores. Quero já agradecer o apoio da Polícia Civil e Militar do município, que se propuseram a auxiliar nas escoltas”, ressaltou o prefeito.

A decisão foi embasada em relatório com dados levantados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, conjuntamente com as demais Secretarias Municipais, os quais indicam que os prejuízos materiais decorrentes do desabastecimento na cidade são significativos e visíveis, dentre os principais estão o não recolhimento diário de mais de 60 mil litros de leite nas propriedades do Município e o consequente descarte do produto, o desabastecimento de ração para suínos em razão da redução na produção nas fábricas de rações e a eminente paralização das mesmas, ocasionando eventual desabastecimento das propriedades, com a consequente morte destes e outros animais. Além do descarte de aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de ovos de granjas avícolas do Município.

Foi apurando ainda que, em caso de agravamento da situação, nos próximos dias poderá haver interrupção de serviços essenciais à população, em especial os serviços de saúde, educação, agricultura, coleta de lixo e de segurança pública.

Diante disto, o Decreto deixa os servidores municipais, bem como a população em alerta, pois, a continuidade da paralização, demandará ações emergências da Administração Municipal.

*Informações: Comunicação/PMCN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui