Pesquisa de intenções de voto revela a liderança de Mauro Mariani, seguido por Merisio, e Décio Lima

O projeto Cobertura Eleições SC 2018 – Jornais Impressos e Digitais traz o resultado da pesquisa de opinião pública com a intenção de votos e a rejeição dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado federal em Santa Catarina. O trabalho foi encomendado pelo Grupo RIC/RIC TV e Fecomércio/SC, e tem a parceria da Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC) e da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), além de veículos independentes.

O estudo foi realizado pela empresa Real Time Big Data, de São Paulo, instituto contratado pela Record para aplicar pesquisas eleitorais em 17 estados e também para levantar dados nacionais na corrida para a presidência da República. No Sul do país, Santa Catarina é o primeiro estado a ter e divulgar os resultados do levantamento.

Resultados

No cenário estimulado aparece na liderança o nome de Mauro Mariani (MDB), com 20% das intenções de voto. Em seguida está Gelson Merisio (PSD), com 18%. Em terceiro lugar está Décio Lima (PT) com 16%. O cientista político da Real Time Big Data, Bruno Soller, chamou o resultado de empate triplo, apontando como razão disso a semelhança na estrutura e na militância dos três partidos que aparecem nas primeiras posições.

Clique e amplie a imagem
O começo da propaganda eleitoral em rádio e TV parece não ter interferido significativamente no interesse dos eleitores. Quando se trata do cenário espontâneo, expressivos 64% dos eleitores ainda não sabem dizer em quem votariam. Soller destaca que o índice está dentro da média nacional. Para ele, a população brasileira passou do sentimento de desesperança para o de descrédito com a política. Apenas quatro nomes foram citados espontaneamente: Mauro Mariani (MDB), Gelson Merisio (PSD), Décio Lima (PT) e Comandante Moisés (PSL).
Rejeição
Quando questionado em quem não votaria de eito nenhum, 22% dos eleitores apontam o nome de Décio Lima (PT).
Clique e amplie a imagem
Senado 
 
Liderando a preferência de votos para o Senado está o atual deputado federal Esperidião Amin (PP), com 31%. Em seguida, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), com 29%. Na terceira posição está Paulo Bauer (PSDB), com 24% das intenções de votos. Amin e Colombo já foram senadores e que Bauer tenta reeleição para o segundo mandato na Casa.
Clique e amplie a imagem
Após uma larga diferença estão Roberto Salum (PMN), com 7%; Ideli Salvatti (PT) e Jorginho Mello (PR), empatados com 6%. Salum foi suplente de deputado estadual, Ideli já foi senadora e ministra nos governos do PT e Mello é deputado federal atualmente.
O terceiro bloco é formado por Lucas Esmeraldino (PSL), com 4%; Professor Antônio e Professor Cabral, ambos do PSOL, estão empatados com Lédio Rosa (PT) e alcançaram somente 3% de intenção de votos. Os demais somaram 3% entre todos os entrevistados.
Neste pleito serão dois votos para o Senado. Para o primeiro, 10% dos eleitores declararam voto nulo/branco. Para o segundo, o índice de branco/nulo ficou em 14%. O número de indecisos é de expressivos 57%.
Características do voto 
 
O cientista político da Real Time Big Data, Bruno Soller, explica que para a aplicação da pesquisa foram observados fatores como gênero, idade, renda, escolaridade entre outros. O que chama a atenção na pesquisa, diz Soller, é a desconexão das pessoas com o processo eleitoral. “Tão perto de acontecer, mas ao mesmo tempo tão distante da cabeça do eleitor a definição do voto”, afirma, destacando que a principal indecisão está presente quando se trata de indicação espontânea.
Outro indicador que chama a atenção, é que o maior grupo de indecisos é de mulheres. Conforme Soller, isso é uma tendência no Brasil. As mulheres demoram mais pra decidir o voto, principalmente por uma razão bem objetiva, diz ele. São elas que mais utilizam os serviços públicos. Elas que normalmente vão ate o posto de saúde, que levam os filhos na creche, e que justamente por precisarem se locomover, usam mais o transporte público. Ou seja, é a maior usuária dos serviços públicos. “As mulheres analisam muito mais em quem vão votar”, diz o cientista político.
Clique e amplie a imagem

 

Em contrapartida, elas têm maior disposição de exercer o voto. Somente 11% declararam voto branco ou nulo, enquanto 13% dos homens pretendem desperdiçar o voto. Por enquanto, as mulheres também votam preferencialmente em Mariani (19%), Merisio (17%) e Décio (15%), ou seja, mais um empate técnico.
Regiões

Também foram computadas as intenções de voto em cada mesorregião. Mauro Mariani (MDB) se destaca na região Norte, com 38% das intenções do eleitor. Gelson Merisio (PSD) tem seu eleitorado concentrado no Oeste, onde aparece com 34% de preferência. Décio Lima (PT) tem 17% das intenções e voto no Vale do Itajaí.
Clique e amplie a imagem

 

Dados da pesquisa 
 
O estudo foi realizado pela empresa Real Time Big Data, de São Paulo, instituto contratado pela Record para aplicar pesquisas eleitorais em 17 estados e também para levantar dados nacionais na corrida para a presidência da República. No Sul do país, Santa Catarina é o primeiro estado a ter e divulgar os resultados do levantamento.
A pesquisa quantitativa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número SC-04745/2018, teve como base 1.110 entrevistas, realizadas nas cinco regiões do estado: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul e Oeste, nos dias 1, 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança chega a 95%.
Na edição de amanhã serão divulgados os dados referente à presidência da República. Este trabalho é o primeiro a não apresentar o nome do ex-presidente Lula como candidato.

Cobertura Eleições SC 2018 – Jornais Impressos e Digitais 
Equipe editorial: Andréa Leonora (ADI/SC)
Douglas Rossi e Murici Balbinot (Adjori/SC)
Arte: Rogério Moreira (ND)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui