Legislativo em pauta: Vereadores falam sobre os planos para 2022

Na foto os vereadores: Celina Manfrói, Darcy Rodrigo Pedroso, Rogério Cordeiro, João Batista (Tita), João Nilso, Tadeu Guzzati, Rui Tomazzoni e Claudiomir da Silva (Mochila)

Recesso do Legislativo terminou na quinta-feira (3) e vereadores deram início a primeira sessão ordinária de 2022.

Criar projetos, indicar, fiscalizar e cobrar melhorias são algumas das aptidões dos vereadores. Nem todos pensam igual e sempre há discordância entre os membros do Poder Legislativo, mas independentemente das ideias, todos devem pensar no bem-estar da comunidade. Em Campos Novos, nove vereadores cumprem esse papel de ser a ponte entre a população camponovense e o Poder Executivo.

Após o recesso de 45 dias, a Casa Legislativa retoma oficialmente suas atividades em 2022. Qual os planos, metas e projetos que os parlamentares irão seguir neste ano? Dos nove vereadores, oito deles atenderam o jornal O Celeiro e reafirmaram seu compromisso com a população camponovense.

  • Vereador João Batista – Tita (DEM): Focado nas questões do agro, o vereador Tita também irá dar atenção especial a Segurança Pública. “Quero dar continuidade aos projetos do ano passado. Nós trouxemos bons recursos para o município e queremos seguir o ano de 2022 nesta linha, pregando a união e gerando força política para trazer mais recursos, sempre pensando no bem da população. Na conversa do dia a dia com as pessoas vamos observando as principais demandas. Hoje, percebemos a necessidade de melhorar as estradas para escoar a produção. Também observamos que a saúde precisa melhorar. A questão da segurança pública tem me preocupado. Queremos ajudar na busca de efetivos para Campos Novos para promover a segurança para a população. Sou ligado ao agronegócio, e queremos trazer algo mais ao produtor. Uma das situações que eu levantei foi a saúde do trabalhador rural e o investimento a ovinocultura, uma saída para a pequena propriedade. Queremos dar condições para que o produtor tenha lucratividade”.
  • Claudiomir da Silva – Mochila (PL): O vereador deixará a Câmara de Vereadores nos próximos dias para assumir a Secretaria de Obras. Após receber convite e consultar sua base partidária, ele decidiu que em 2022 irá atuar como Secretário Municipal. Com a sua saída, assume o suplente, o ex-vereador Piratuba, hoje secretário de Industria e Comércio. O atual secretário de Obras deverá assumir a pasta de Indústria e Comércio. O vereador Claudiomir ficará à frente da Secretaria até o dia 31 de dezembro e retornará a Câmara de Vereadores para exercer seu mandato nos anos de 2023 e 2024.
  • Vereadora Celina Manfroi Cassiano Barros (PSD): Celina destaca que a agricultura e a atenção aos idosos serão áreas de grande importância em 2022. “Este ano irei ampliar e aperfeiçoar o contato com a comunidade. Já fizemos um calendário para ir em mais bairros e no interior e vamos divulgar um dia antes para que as pessoas me procurem. Vou continuar o trabalho nos pontos de ônibus para conversar com as pessoas que trabalham e não tem tempo de nos procurar. Também irei aperfeiçoar o trabalho de fiscalização que é uma das principais missões. Meu objetivo é fazer um trabalho que seja resolutivo. Uma das bandeiras mais fortes que eu defendo é a agricultura. Vejo a importância da intervenção do poder público especialmente na manutenção de estradas, garantia de acesso a água, e infraestrutura para ir e vir. A atenção aos idosos também é uma área importante que vou dar atenção. Já estou cobrando o Executivo para ter um espaço especifico para atendimento da saúde do idoso. Também vou focar na Instituição de longa permanência para idosos. Queremos esse ano tirar isso do papel”.
  • Vereador João Nilso (PSD): O esporte é uma das principais bandeiras levantadas pelo vereador. “Entre os principais projetos que cadastramos no ano passado foi a nossa pista sintética, e já estou entrando em contato com as autoridades para saber o motivo de o recurso R$ 4 milhões não ter sido liberado para a construção. Este projeto vai agregar não só a questão do esporte, mas também conseguiremos trazer competições estaduais e nacionais para Campos Novos. Estou cobrando um novo posto de saúde no bairro Boa Vista, pois a situação atual do posto está precária. Em visita aos comércios vimos a necessidade de um estudo para implantar uma zona azul em Campos Novos, devido a dificuldade de estacionamento, isso vai permitir que tenhamos uma cidade mais organizada, além de ajudar a desenvolver o comércio. Busco levar as demandas diretamente nas secretarias e resolvemos diretamente com os envolvidos. Só fazemos uma indicação na câmara quando as coisas estão demorando. Vou continuar me dedicando para estar junto com a comunidade”.
  • Vereador Darcy Rodrigo Pedroso (MDB): Em seu segundo mandato como vereador, Pedroso afirma que todas as áreas são importantes para o desenvolvimento de Campos Novos. “A gente precisa se doar para tentar ajudar a população. Há dificuldades na questão do social, na questão de estradas, em relação a estiagem. Na saúde temos problemas pontuais. Quero continuar atuando em todas as áreas, tanto na Agricultura, nas Obras, na Saúde, no Social, Educação. Temos que fiscalizar e legislar, e continuar sendo uma ponte entre o povo e o Executivo. Vou fazer o que me compete, tentando resolver os problemas que a população traz, buscando levar qualidade de vida para os camponovenses. Os projetos vão surgindo de acordo com as demandas, mas queremos pensar em algo que tenha utilidade e que vai ser posto em prática. Meu foco é trabalhar e ser útil para a população, além de cobrar do Poder Executivo o que não está funcionando”.
  • Vereador Tadeu Guzatti (MDB): Tadeu garante se manter atento as ações do Executivo. “Meu intuito como vereador é trabalhar e fazer com que os projetos bons sejam aprovados. Tudo que chega a Câmara de Vereadores precisa ser discutido e analisado, como foi o caso do projeto de financiamento feito pela Administração. Agora irá entrar R$ 24 milhões relacionados ao financiamento, e vamos fiscalizar e cobrar para me certificar de que este dinheiro está sendo bem usado. Temos muito a crescer e nosso papel é importante em fiscalizar e cobrar melhoria. Prezo pelo bom relacionamento com todos os vereadores. Vejo como uma das grandes demandas a questão de estradas, problemas de água para o produtor. Precisamos buscar recursos para investir em bebedouros e dar o suporte para o produtor. Também recebemos muitas demandas de saúde, muitas reclamações como a falta de médicos. Estarei presente na comunidade para ouvir o que as pessoas realmente precisam”.
  • Vereador Rui Tomazoni (MDB): Parlamentar experiente, Rui diz que continuará sendo porta-voz da população. “Eu já fui vereador há alguns anos e consigo enxergar e entender as dificuldades das pessoas. A saúde, a educação, a agricultura, as estradas do interior estão precárias. Fizemos muitos pedidos no legislativo e vamos continuar pedindo para promover o bem-estar da população. Temos de fiscalizar o poder público e ficar de olho onde o dinheiro público será investido. Por exemplo, o Executivo fez dois empréstimo de milhões. Esperamos que esse valor seja utilizado para o bem das pessoas. Esse dinheiro não é do prefeito, nem dos vereadores, o dinheiro é da população. A saúde é sempre o principal assunto que as pessoas pedem. O atendimento em saúde tem sido uma das demandas levantadas pelas pessoas. Nós cobramos para que todos sejam melhor atendidos pelos profissionais de saúde. Estamos à disposição das pessoas quando elas precisam. Não tenho dúvidas de que será um ano de muito trabalho”.
  • Vereador Rogério Cordeiro (PL): As causas sociais são o principal foco do vereador Rogério. “Eu me elegi por fazer um serviço social voltado para as pessoas mais humildes, a classe menos favorecida. Eu analiso os projetos que vem para a Câmara de Vereadores, e quando trata de atender uma necessidade do povo sempre sou a favor. Minha meta é trabalhar. Ainda temos muitas carências em saúde, em estradas, em moradia. Vou dar continuidade no que eu sempre fiz, sempre focado nas pessoas que são esquecidas pelo Poder Executivo. Com o recurso que a prefeitura irá receber do financiamento, queremos um novo cemitério, a melhoria do Recanto dos Pássaros, mais pavimentação asfáltica, inclusive do morrão do Nova Zelândia. Há necessidades urgentes que precisam ser atendidas. Vou lutar por um projeto de casas populares para as pessoas mais carentes. Há muitas famílias passando necessidade, ganhando pouco e tendo que pagar aluguel. Vou continuar sendo a ponte para melhorar a situação dos munícipes. Nossa arrecadação é boa, o município está crescendo, mas ainda a passos lentos. Precisamos melhorar a vida das pessoas”.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1714 de 03 de fevereiro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui