A importância do planejamento tributário e seus impactos na empresa

Independentemente do porte, todas as empresas precisam prestar atenção no gerenciamento de notas fiscais e, claro, ao recolhimento de tributos. Isso significa que, além de gerenciar as finanças do negócio, é preciso encontrar a melhor forma de li-dar com a complexa legislação tributária do Brasil. Se você sente que uma parcela considerável do faturamento da sua empresa é destinada a impostos e tributos.

O Planejamento tributário, basicamente, trata-se da preparação de uma empresa para gerenciar todas as obrigações fiscais que ela tem perante o fisco. Como os tributos interferem bastante no lucro da empresa, o estabelecimento de uma gestão tributária é algo que não pode ficar para depois. Esse planejamento deve ser estratégico e, ao mesmo tempo, operacional. Esses dois pontos são decisivos para o sucesso de qualquer negócio em um período de médio e longo prazo.

Na ala estratégica está relacionada à definição do modelo de tributação mais vantajoso para o negócio, sendo determinante para que a empresa pratique a elisão fiscal. Desse modo, o gestor fica ciente de todos os fatos geradores de tributos que podem ser evitados. Além disso, é possível ter uma visão mais abrangente de todos os benefícios fiscais que podem ser usufruídos pelo negócio. De qualquer forma, uma das funções do planejamento de pagamento de tributos consiste justamente em avaliar as políticas de incentivo fiscal vigentes. A partir daí, fica mais fácil identificar se há algum benefício que passou despercebido pela gestão da empresa.

No que diz respeito à parte operacional, o planejamento em questão envolve a criação de um calendário fiscal que abranja todas as responsabilidades fiscais do negócio. Soma-se a isso a emissão de relatórios atualizados sobre os gastos derivados do cumprimento desses compromissos. O resultado final proporcionado pela união de todas as ações mencionadas é uma redução significativa do total a ser recolhido em tributos. De forma totalmente legal e transparente, a empresa economiza em dobro, porque não apenas mantém o pagamento dos impostos em dia, evitando multas por atraso, como também recebe os abatimentos assegurados pelas leis tributárias.

Nesse cenário, a organização fortalece suas bases financeiras, algo essencial em variados momentos. Ao adotar um planejamento detalhado para pagar impostos e outros tipos de tributo, surge uma cultura da antecipação de problemas.

A cultura de acompanhar a gestão tributária ajuda a manter a saúde financeira do negócio. Como você deve saber, tal proteção concedida ao caixa é vital para a sustentação e crescimento do negócio — intimamente ligado à política de reinvestimentos. Por todos os aspectos levantados, fica nítido que a empresa só tem a ganhar com a introdução de um planejamento tributário. A grande questão que sobra, se refere a como implantá-lo da melhor maneira.

Dentro desses pontos, na RB o acompanhamento do planejamento tributário e ver qual o melhor regime tributário para empresa é realizado com constância para que a empresa se beneficie com a legislação, esteja de acordo com o recolhimento dos impostos e tenha melhores resultados.

Por: Douglas Rayzer
Contador RB Contabilidade
Contato: (49) 99907.8738

*Coluna ‘Evoluir Empresarial’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1799 de 05 de outubro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui