A efetiva participação da Sociedade

editorialHá algum tempo a sociedade camponovense vem demonstrando mais interesse em fazer valer a sua efetiva representação, cobrando uma gestão pública eficaz e mais justa, seja por meio das redes sociais, órgãos oficiais de imprensa ou da organização de pessoas e entidades, visando mais transparência na coisa pública.

Exemplo disso são as manifestações públicas de opinião, defendendo a redução de salário dos vereadores, o fim do nepotismo e mais recentemente, a mobilização pela fundação em Campos Novos, do Observatório Social, uma instituição sem fins partidários ou lucrativos, que busca reunir representantes da sociedade civil por uma melhor gestão pública.

Em geral, os observatórios concentram-se na fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo municipal, além de todos aqueles que, de alguma forma, recebem dinheiro público. O movimento tem conquistado excelentes resultados nas cidades onde já atua, dentro dos objetivos propostos e o mais importante, garantindo um espaço onde a sociedade possa garantir o exercício efetivo da sua cidadania.

Trata-se de uma nova forma de prevenir e combater a corrupção na gestão pública. Fato é que cada vez mais gente reclama e se indigna com a má gestão dos recursos públicos e tem buscado meios para manifestar seu descontentamento e garantir seus direitos de cidadãos.

Uma ótima iniciativa a mobilização pela criação em Campos Novos do Observatório Social, que irá transformar reclamações em atitudes. Não adianta nariz de palhaço, nem quebra-quebra, é preciso transformação efetiva da sociedade, o que felizmente já está acontecendo em Campos Novos.

Por Antonia Claudete Martins.

Editora Chefe do Jornal O Celeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui