Copermap faz programação especial em comemoração ao seu 10° aniversário

Aniversário é em junho, mas os eventos alusivos acontecerão durante os meses antecedentes, entre eles a campanha ‘10 Anos, 10 Prêmios.

“Vamos completar 10 anos em junho, mas as comemorações já foram anunciadas desde dezembro.”, iniciou Jaison Passos, presidente da Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária – Copermap, expressando a grande alegria por chegar ao marco de uma década de trabalho cooperado. Mais do que uma simples festa, a cooperativa preparou um calendário de ações alusivas a data. “Enfrentamos muitos desafios ao longo dos anos, mas nos desenvolvemos e vimos a importância do associativismo, e através da Copermap oportunizamos o conhecimento, a informação, e o desenvolvimento da região. Realizaremos eventos voltados para jovens, mulheres cooperativistas e agricultores. Todo mês será realizada uma atividade diferente para celebrarmos. Teremos um evento especial na semana de aniversário, que acontece de 18 a 25 de junho. Criamos a campanha ‘10 Anos, 10 Prêmios’, no qual contemplaremos quem esteve com a cooperativa em todos esses anos. Vamos sortear um Saveiro 0 km, motos, quadriciclo, TV, notebook, Iphone. É uma forma de valorizar os associados. Serão momentos festivos, de comemoração, de aprendizado e conhecimento”, destacou Jaison.

A alegria não vem apenas em virtude dos anos trabalhados, mas também da determinação diária dos produtores associados diante das adversidades, e principalmente devido aos resultados crescentes apresentados a cada ano. São diversos os fatores que consagram este período e que enchem de orgulho e alegria todos que compõe a Copermap. “É satisfatório ver os índices. Há dez anos o nosso produtor tinha dificuldade, alguns até arrendavam as terras para o vizinho. Nós conseguimos ajudar o produtor a se desenvolver. Quando verificamos a média de produtividade, antes conseguíamos 10 kg de soja por hectare, hoje alcançamos patamares de quase 4 mil kg de soja e 12 mil kg de milho. Isso é fruto do trabalho, engajamento, conhecimento e envolvimento, não é uma conquista do acaso. Constituir a cooperativa é algo complexo, envolve muitas pessoas, conduzir este processo e se desenvolver é algo para ser comemorado e aplaudido. O nível dos nossos colaboradores é muito bom. É uma felicidade chegar aos dez anos”, declara o presidente.

Vencer cada barreira é o que motiva ainda mais a cooperativa a continuar neste caminho. Tanto em conhecimento quanto em estrutura viu-se um avanço gigantesco, e a cooperativa se compromete em continuar levando ao associado o que há de melhor para que ele continue crescendo. “Acreditamos no futuro e no desenvolvimento da Copermap. Trabalhamos nisso desde a nossa constituição, buscando o equilíbrio do desenvolvimento para que sejamos sustentáveis a médio e longo prazo. Investimentos não somente em estrutura e expansão, mas em pessoas, em conhecimento. Além de nosso comprometimento com os associados, buscando a fidelização com eles e com os fornecedores. Temos uma visão muito próspera do futuro. Estamos em andamento com a obra em Vargem para que tenhamos uma sede própria mais ampla. Estamos buscando oportunidades para entrar em outras regiões para viabilizar ao produtor o melhor acesso de entrega e de aquisição dos insumos. Somos uma cooperativa pequena com uma visão ampla de futuro que deseja proporcionar melhores condições ao associado para que ele se sinta seguro em realizar os negócios”, acrescentou.

A utilização de tecnologias aplicadas no campo é um dos fatores primordiais que promoveram o desenvolvimento do homem do campo. A Copermap, ciente da importância de inovar, leva ao seu associado novas tecnologias para que o produtor seja inserido neste mercado competidor. Por mais desafiador que seja, quem não adere as mudanças perde mercado e não consegue manter a competitividade. “Quando chegamos a um determinado patamar de conhecimento no campo, logo em seguida novas tecnologias vão surgindo. Acompanhar este ritmo é um desafio. Enquanto cooperativa nós acompanhamos as tecnologias para facilitar a vida e otimizar o tempo de trabalho no campo. Trazemos a eles a informação segura para que tomem a melhor decisão e tenham a comodidade que precisam. Estamos numa transição forte na questão da tecnologia, até porque estamos passando por uma mudança de geração à frente das atividades. A sucessão familiar está trazendo a inovação ao campo. Mudou-se a forma de produzir, a forma de fazer. Há pouco tempo vimos o uso da mecanização e agora já temos a auto mecanização”, reflete.

Jaison prossegue comentando sobre os demais desafios ao homem do campo, especialmente na Região Sul, onde o espaço para crescimento de lavouras é limitado. Além disso, há as intempéries climáticas que são inerentes a este ofício, como a questão da estiagem, um problema real que está afetando as lavouras nos últimos dias. “Alcançamos três municípios pequenos. Não vejo grandes expansões na horizontal. Vejo possibilidade do crescimento vertical focado no aumento dos níveis de produtividade das atividades do agro. Devemos quebrar alguns paradigmas e buscar a profissionalização. Somos municípios recentes na adaptação as tecnologias. Ao mesmo que é um desafio, é uma oportunidade de utilizar o conhecimento para crescer desta forma”, afirmou.

Em seguida, Jaison falou sobre a atual situação de estiagem. “Brunópolis está no ponto vermelho da estiagem, em 15 anos é a primeira vez que enfrentamos um período de até 50 dias sem chuva. Algumas lavouras terão cerca de 90% de perda. Os produtores estavam apostando neste ano devido aos custos de produção atraentes, mas a estiagem comprometeu o rendimento das lavouras. Enquanto cooperativa buscamos apoiar aqueles que sofreram mais impactos. O produtor deve ter sua propriedade ativa. Nosso papel também é amparar o produtor nos momentos difíceis”, afirmou. O comprometimento com o associado em ajudá-lo e incentivá-lo foi a marca de trabalho da Copermap durante estes anos, compromisso que continua a ser firmado com o homem do campo nos próximos anos.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1711 de 13 de janeiro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui