Como proteger seu pet no verão !!

As pulgas e carrapatos proliferam-se no verão com maior facilidade pelos ambientes , devido a umidade e altas temperaturas.

Os cães e gatos ao frequentar esses ambientes acabam se infestando com esses ectoparasitas, o que pode causar além do desconforto da coceira , alergias e até causar doenças graves como a erliquiose , que é transmitida pelo carrapato.

Em gatos, a principal doença transmitida pela pulga é a micoplasmose, que pode levar a um quadro de anemia grave. Os principais sinais clínicos são apatia, anorexia, fraqueza e febre, após uma infestação de pulgas. O tutor também pode observar a mucosa mais pálida ou muitas vezes até ectericia (pele amarelada).

Nos cães, as pulgas também podem transmitir micoplasma. Além desta doença , as pulgas causam a dermatite alérgica a picada de pulga (DAPP) , cujo principal sinal clínico é a coceira intensa que pode levar a lesões de pele( crostas, feridas e falhas de pelo) na região lombar , no pescoço , virilha, cauda e axilas.

Os carrapatos também transmitem doenças graves como erlichiose, anaplasma e babesiose.

A Babesia é transmitida pelo carrapato castanho (Rhipicefalus sanguineus) , o protozoário (Babesia canis) parasita os glóbulos vermelhos e os destrói causando anemia. O cão pode apresentar , apatia, febre, anorexia , mucosas pálidas, perda de peso e fraqueza.

A erliquiose e anaplasmose são causadas por bactérias (Erhlichia canis e Anaplasma platys, respectivamente) que atingem as células vermelhas do sangue. Também são transmitidas pelo carrapato castanho/ marrom. Os sinais clínicos são semelhantes ao da Babesia, apatia, febre, anorexia, fraqueza , e perda de peso, porém também são observados distúrbios de coagulação (sangramento nasal, sangramento em ponta de orelha , presença de sangue na urina), além de de vômitos e palidez de mucosas.

Em alguns estados do sul como Paraná ( região norte) , e estados do sudeste , o carrapato estrela transmite a Febre Maculosa Brasileira , doença grave, transmitida para os seres humanos. No sul o carrapato também pode transmitir doenças para humanos, porém produzindo quadros menos graves, pois se trata de outra espécie do gênero Rickettsia.

A melhor forma de prevenção contra essas doenças, é o uso de anti pulgas e carrapaticidas. Estes são encontrados em diversas apresentações ; na forma de comprimidos, pipetas (puor on), coleiras, talcos e produtos de pulverização de ambientes.

Para previnir infestações converse com o médico veterinário da sua confiança, ele irá orientar qual produto é mais indicado para prevenir as pulgas e carrapatos. O uso incorreto dos antipulgas e carrapaticidas podem levar a quadros de intoxicação , queimaduras e até mesmo óbito.

Por: Vanessa Barcarolo
VET HOME CARE: Clinica Veterinária e Atendimento Domiciliar
Av. Sagrado Coração de Maria,N°315
CONTATO: (49) 99938.1246 – 9805.6649 – 98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1806 de 23 de Novembro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui