Líderes cooperativistas do Tocantins visitam Campos Novos

Coocam e Copercampos receberam visita que visa a troca de experiências

Delegação de Cooperativas vinda do Tocantins esteve em Campos Novos no dias 6 e 7 para visitar algumas cooperativas do município. Composta por 11 pessoas, entre eles, dirigentes e técnicos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), ligada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Tocantins, a delegação desembarcou em Santa Catarina para visitas técnicas com o objetivo de trocar experiências e adquirir mais conhecimento. A Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) e a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) foram as anfitriãs que recepcionaram os visitantes.

Em visita a Coocam eles foram recepcionados pela direção e juntos trocaram experiências positivas sobre o setor. Foram dois momentos de conversa, a primeira mais informal com jantar de boas-vindas na segunda-feira (06) e durante toda a manhã do dia seguinte, quando houve uma conversa aberta e transparente.

De acordo com a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José de Oliveira, a cooperativa com sede na cidade de Pedro Afonso, embora seja referência na área de grãos no estado de Tocantins, ainda é pequena comparando a outras regiões do Brasil, isso porque o cooperativismo tocantinense é bastante novo. A visita surgiu da necessidade da Coapa, que pretende melhorar os processos de gestão em diversas áreas cooperativista. “O Sistema OCB é um grande suporte da cooperativa e juntos estamos buscando melhorias constantes. Com a visita na Coocam, tivemos uma experiência muito positiva, pois, tem atividades similares ao que nós temos lá em Tocantins”, destacou Maria José.

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, sabe da vontade e dificuldades dos produtores rurais para desenvolver o cooperativismo na região do Tocantins, transparecendo aos visitantes, seu interesse em colaborar com o desenvolvimento daquela região do país. Para ele, o relacionamento é propulsor dos grandes negócios. Em resumo, João Carlos acredita que um dos pilares para um negócio próspero é o trabalho com parcerias comerciais. “As parcerias agregam, não colocam os negócios em riscos e ainda, dão segurança e estabilidade para a cooperativa e associados”, ponderou João Carlos Di Domenico.

A Copercampos, por meio dos Diretores Executivos Clebi Renato Dias, Laerte Izaias Thibes Júnior e Júlio Alberto Wickert, recepcionaram a delegação na terça-feira (7), na matriz da cooperativa. O grupo conheceu o Programa de Fidelidade com associados, produção de sementes e evolução da gestão das Lojas, que permitiu um crescimento de mais de 20% no faturamento, com ações de marketing e ampliação do mix de produtos. O grupo se sentiu a vontade para tirar dúvidas, especialmente, sobre o funcionamento do Programa de Fidelidade. Projeto único entre cooperativas do Brasil, o programa distribui sobras de acordo com os resultados líquidos da safra. O Programa de Fidelidade oportuniza a gestão de compras de insumos para a safra e também investimentos na área de armazenagem, por exemplo, pois os administradores conseguem identificar melhores oportunidades para atender o associado. No ano safra 2017/18, o Programa distribuiu mais de R$ 5 milhões aos mais de 600 associados participantes do projeto.

Os investimentos em Geração de Energia Limpa, seja por meio da Usina Fotovoltaica, como do projeto para utilização do biogás gerado pelos dejetos de suínos chamaram a atenção dos visitantes, que receberam informações dos projetos inovadores da Copercampos entre as cooperativas do Brasil.

O presidente da Coapa e OCB/SESCOOP-TO, Ricardo Benedito Khouri, acredita que as visitas serão um importante momento para a troca de conhecimento e de experiências. “Será uma imersão onde estaremos observando as boas práticas cooperativistas, principalmente na parte de gestão e governança. Como sabemos que as cooperativas de Santa Catarina desenvolve um ótimo trabalho, temos a pretensão de que vamos conseguir esclarecimentos sobre as boas práticas aplicadas no setor, além e trocar de experiências”, afirmou.

Essa interação entre as empresas promove um intercâmbio e aprendizado que podem ser aplicados para o melhor funcionamento das mesmas. Observar o que dá certo e o que pode ser modificado pode inspirar muitos gestores. A comitiva de Tocantins teve oportunidade de conhecer ainda, o modelo de negócio da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), o trabalho da Ocesc, de outras cooperativas de grãos e de duas propriedades rurais do oeste catarinense.

Informações e fotos: Colaboração – Comunicação Coocam e Copercampos

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1541 de 09 de Agosto de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui